Com mais de 70 grandes varejistas em carteira e R$ 20 bilhões processados por ano, companhia quer impulsionar o uso de crédito próprio
A RPE (Retail Payment Ecosystem), empresa de tecnologia especializada em soluções financeiras para o varejo, anunciou a integração de sete operações sob uma única estrutura institucional e comercial, consolidando-se como plataforma de crédito e pagamentos dedicada ao varejo brasileiro. A companhia, que atende mais de 70 grandes varejistas, processa anualmente mais de R$20 bilhões em seu ecossistema e projeta alcançar R$140 milhões em faturamento até o final de 2025.
O anúncio ocorre em um momento de intensa transformação no setor varejista. Após a pandemia e a consolidação do e-commerce, o varejo físico brasileiro vive uma corrida por digitalização e eficiência financeira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio varejista fecharam em 2024 com alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012. O desempenho reflete a resiliência e a capacidade de adaptação do setor diante dos desafios econômicos e mudanças no comportamento do consumidor.
Sendo assim, a digitalização dos processos de venda, integração de canais físicos e on-line e a oferta de serviços financeiros próprios, como cartões private label e soluções de crédito, têm sido estratégias adotadas por varejistas para melhorar a experiência e a rentabilidade do negócio.
Fundada em 2001 por Édrei Costa, a RPE surgiu em João Pessoa (PB), inicialmente com o nome Neus. Após se consolidar no mercado, em 2014, uniu-se estrategicamente à fintech Dock. Já em 2022, tendo a Dock como parceira estratégica, retomou sua atuação de forma independente sob o nome RPE, evoluiu com a aquisição da InfoCards e da ParcelePag e diversificou ainda mais seus produtos passando a atender o mercado de ponta a ponta.
“A RPE atende grandes clientes desde sua criação, e possui em seu portfólio importantes nomes do Brasil inteiro, como o Grupo Pereira, Torra-Torra, Caedu, Muffato, Condor e Grupo Oscar. Com mais de 20 anos de experiência no setor de meios de pagamento, Costa sempre apostou em uma tese clara: especialização no varejo e autonomia tecnológica para que os lojistas tenham controle sobre seus próprios produtos financeiros”, explicou o fundador.
A empresa incorpora, com as novas aquisições, sete operações ao seu ecossistema: Mob4Pay (super app white-label), Elevaty (comunicação e fatura digital), Esphero (onboarding e captação), Izzata (contábil e regulatório), Fiabilité (análise de dados) e as estruturas de suporte da Base e Orbbi (marketing, people, GRC, jurídico e suporte técnico).
A aquisição das sete empresas será realizada por meio de um processo de integração fluido, e as operações funcionarão como unidades de negócios (BU) especializadas. “Com a movimentação, a RPE busca fortalecer a governança corporativa, potencializar sinergias entre produtos e serviços, promover sucesso para a carteira de clientes e elevar a escala operacional da companhia”, garantiu Costa.
As BUs criadas a partir dessa integração incluem: RPE Processamento (processamento de cartões e serviços financeiros, RPE Valida (onboarding, captação e biometria), RPE Conecta (canais digitais), RPE Analisa (análise de dados e geração de insights), RPE Contabiliza (contábil e regulatório) e RPE Integra, antiga Horizon Pay, que já estava sob gestão da RPE e que consiste em um integrador de serviços e tecnologia. Com isso, a RPE amplia sua capacidade de entregar uma plataforma completa para o varejista operar seu próprio negócio financeiro com autonomia, inteligência de dados e potencial de escala — reforçando sua posição como líder no segmento de soluções financeiras dedicadas ao varejo.
O varejo no controle financeiro
Édrei explica que a aquisição dessas operações marca um novo momento para o varejo brasileiro: escalar a capacidade das empresas controlarem seu próprio ecossistema financeiro. “Ao operar seus próprios programas de crédito, gerenciar dados de clientes de forma estratégica e reduzir a dependência de bancos e grandes bandeiras, o varejo pode construir uma jornada mais rentável, sustentável e personalizada para seus consumidores”.
Com a incorporação das soluções trazidas por meio de aquisições estratégicas, a companhia passou a oferecer uma plataforma completa que abrange toda a jornada de crédito do varejista. Sua oferta vai desde a emissão e gestão de cartões private label até operações estruturadas de crédito, como BNPL (Buy Now, Pay Later) e CDC (Crédito Direto ao Consumidor), proporcionando aos lojistas total autonomia para definir taxas, prazos e políticas de concessão.
Com mais de 40 milhões de contas cadastradas, sendo 8 milhões de contas ativas por mês, e cerca de 250 milhões de transações processadas anualmente, a RPE transforma o crédito em vetor estratégico de vendas, recorrência e rentabilidade. A empresa já possui consistência em um crescimento médio de 30% ao ano, com forte atuação no segmento alimentar e planos de expansão e consolidação em segmentos como moda e calçados, farmácia, utilidades e construção.
“Em paralelo, mantém diálogo constante com o mercado e avalia a realização de uma rodada minoritária de captação para acelerar investimentos em tecnologia e formação de talentos, mantendo sua estrutura de controle independente. Com esses movimentos, a RPE passa a se posicionar cada vez mais forte no Buy Side e com apetite para continuar crescendo com o controle de sua operação. Estamos sempre ouvindo o mercado em busca de novas parcerias estratégicas”, ressaltou Édrei.
O CEO alerta, no entanto, que, para que haja transformação profunda no varejo de forma segura, o setor precisa qualificar seu capital humano, rentabilizar melhor os produtos financeiros e aprender a captar dinheiro no mercado para financiar o crescimento do crédito. Além de integrar todos os serviços em um só ecossistema de inteligência de mercado, a RPE planeja capacitar colaboradores, integrar times de suporte aos varejistas e aprimorar ferramentas de gestão para trazer sucesso para a operação de crédito dos emissores. “Este tipo de operação traz maior valor financeiro ao varejo ao verticalizar a operação, aumentando o valuation e o acesso ao mercado”.
A integração das operações e o fortalecimento da companhia são apenas o início de um projeto mais ambicioso. “O mercado de varejo no Brasil tem um potencial gigantesco de transformação financeira. Queremos ser a plataforma que conecta tecnologia, crédito, serviços financeiros e inteligência para devolver ao varejista o protagonismo sobre seus dados, operações e clientes, permitindo que ele construa seu próprio ecossistema financeiro de forma independente e sustentável”, concluiu o executivo.