Estudo da Adjust aponta que, no primeiro semestre de 2025, as instalações também aumentaram 59% e dados reforçam o protagonismo da Latam na expansão dos apps
A América Latina liderou o crescimento mundial de aplicativos financeiros no primeiro semestre de 2025, com um aumento de 59% nas instalações e de 70% nas sessões (período de tempo em que um usuário interage com o app) em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no Brasil houve uma redução nas duas métricas, de 67% e 8%, respectivamente. As informações fazem parte do “The Finance App Insights Report“,relatório anual da Adjust, empresa especializada em mensuração e analytics, que traz uma análise detalhada sobre o mercado global de aplicativos financeiros. O conteúdo, que abrange dados e tendências de janeiro de 2023 a agosto de 2025, oferece insights sobre a evolução do setor.
Globalmente, foi observado um crescimento significativo de 45% nas instalações e de 24% nas sessões, enquanto na América do Norte os mesmos indicadores diminuíram 12% e 17%, respectivamente. “O desempenho da América Latina é um sinal claro da maturidade e da aceleração do mercado de fintechs na região. Os usuários não apenas baixam aplicativos, mas os usam intensamente, o que indica uma integração dos serviços financeiros digitais no cotidiano. Vemos uma população que abraçou a transformação digital e agora exige soluções financeiras mais ágeis e acessíveis”, analisou Fernando Cabral, diretor de growth na América Latina da Adjust.
Embora as taxas de retenção no primeiro dia para aplicativos financeiros em geral tenham diminuído globalmente de 13,8% em 2023 para 12,5% no primeiro semestre de 2025, os aplicativos bancários alcançaram a taxa mais alta, com 20,6%, o que supera todos os outros subsegmentos.
Os apps de pagamento continuaram a dominar o engajamento entre os aplicativos financeiros de 2024 até o primeiro semestre de 2025, representando 58% de todas as sessões. Olhando apenas para os aplicativos de pagamento, suas instalações aumentaram 4% em relação ao ano anterior e suas sessões 26% no primeiro semestre de 2025 com relação ao ano anterior.
As instalações de aplicativos de criptomoedas aumentaram 90% no primeiro semestre de 2025 em relação ao ano anterior, sinalizando uma confiança renovada após a correção do mercado em 2022, enquanto as sessões registraram um crescimento modesto de 2%.
Já os aplicativos de negociação de ações registraram ganhos pequenos, porém constantes, no primeiro semestre de 2025, com instalações e sessões subindo 1% e 8% em relação ao ano anterior, respectivamente. No terceiro trimestre deste ano, o engajamento do usuário aumentou notavelmente, com um crescimento de 34% nas sessões. O crescimento das instalações e sessões na América Latina é impulsionado por mercados como Brasil e México.
Apesar do alto investimento, a região permanece eficiente em termos de custos:
Custo por instalação (CPI): a aquisição de usuários tornou-se mais eficiente em termos de custos no primeiro semestre de 2025, com o CPI de aplicativos financeiros caindo de US$ 1,51 para US$ 1,13. Na América Latina, ele se manteve em US$0,83 e no Brasil ainda mais baixo, US$ 0,59.
Taxa de cliques (CTR): a CTR de aplicativos financeiros apresentou apenas pequenas variações no primeiro semestre de 2025. No Brasil, esse número aumentou, atingindo 2%. No geral, a CTR aumentou de 1% para 2%, enquanto os aplicativos bancários e de pagamento permaneceram em 1% e os de criptomoedas em 1,2%.
Número de instalações por mil impressões (IPM): a eficiência dos anúncios melhorou, aumentando de 2,46 em 2024 para 2,76 no primeiro semestre de 2025. O IPM na América Latina atingiu o maior índice global, com 10,37.
De acordo com Cabral, “a América Latina não é apenas um motor de volume, mas de eficiência. O CPI do Brasil, combinado com o maior IPM global na região, pinta um quadro claro: o custo para adquirir novos usuários é baixo e a receptividade do público a campanhas é altíssima. Para qualquer profissional de marketing de app financeiro buscando crescimento em escala e com rentabilidade, a América Latina é, hoje, o mercado mais estratégico do mundo”.
Tendências que moldam o setor
O relatório da Adjust identifica cinco tendências principais que estão moldando o ecossistema de aplicativos financeiros, além da crescente integração da inteligência artificial. A IA está se tornando um componente padrão, sendo usada para detecção de fraudes, pontuação de crédito, personalização e automação de conformidade (como KYC e AML).
As principais tendências de mercado incluem:
- Finanças Embarcadas (Embedded Finance): serviços financeiros integrados diretamente em plataformas de e-commerce e estilo de vida. O valor de mercado desse segmento está projetado para atingir $690 bilhões até 2030.
- Open Banking (Open Finance): expansão do acesso unificado dos usuários aos seus dados financeiros através de APIs seguras. Espera-se que o mercado global de open banking alcance cerca de $135 bilhões até 2030.
- Inclusão e Alfabetização Financeira: aplicativos estão ampliando o acesso a serviços essenciais em mercados mal atendidos, com ferramentas para micro-investimento e construção de crédito.
- RegTech (Tecnologia Regulatória): a conformidade está se tornando um recurso integrado, automatizando KYC, AML e monitoramento de transações para atender aos padrões globais.
- Super Apps: a influência dos super apps asiáticos está moldando o design global de fintechs, com aplicativos ocidentais adotando ecossistemas modulares.
“Os serviços financeiros são construídos com base na confiança, e o mesmo princípio se aplica a como os apps de finanças crescem. O crescimento sustentável depende de precisão, inovação e compreensão de onde vem o valor real. As equipes mais fortes transformam dados complexos em insights claros e acionáveis, combinando automação inteligente com mensuração confiável para garantir que cada decisão impulsione resultados mensuráveis”, explicou Tiahn Wetzler, diretora de conteúdo e insights da Adjust.





















