Em novo relatório da Concentrix, 80% dos executivos afirmam que a transformação digital é valiosa para que as seguradoras se mantenham relevantes, bem como se tornem competitivas e resilientes
O setor de seguros está passando por mudanças significativas, com 80% dos executivos afirmando que a transformação digital é essencial para a sobrevivência do setor; 60% acreditam que os modelos tradicionais de negócios no setor estão sendo impactados por disrupções; 67% dos executivos de seguros acreditam que sua infraestrutura de dados é “de alto nível”, um fator essencial para o uso eficaz da IA. No entanto, apenas 31% afirmam estar aproveitando plenamente as oportunidades de receita durante as interações com os clientes. Esse dado revela a necessidade de buscar maneiras mais eficientes de utilizar os dados coletados para gerar melhores resultados de negócios.
Esses os são os principais destaques do relatório “Perspectivas da Tecnologia em Seguros 2025: Transformando a disrupção em vantagem competitiva”, realizado pela Concentrix Corporation sobre tecnologias disruptivas, incluindo inteligência artificial, no setor de seguros, o qual está sendo remodelado em todas as frentes desde inovações tecnológicas, mudanças demográficas, evolução do comportamento do consumidor até o ambiente regulatório em constante transformação. O estudo reuniu insights de mais de 200 executivos do setor de seguros em 17 países – incluindo o Brasil. A pesquisa destaca como soluções de negócios integradas, combinadas com uma abordagem orientada por tecnologia, podem posicionar as seguradoras para o sucesso em um cenário de constantes mudanças.
Aumento de custos
De acordo com a maioria das seguradoras entrevistadas, o aumento dos custos está afetando negativamente a aquisição e retenção de clientes e que isso está mudando as expectativas dos contratantes. As seguradoras estão sendo pressionadas a inovar e melhorar as jornadas dos clientes face a mudança do comportamento do consumidor, pois investir no melhor entendimento dos seus clientes é o desafio número um. “As companhias de seguros estão em um momento crucial, no qual a adoção de avanços tecnológicos é essencial para impulsionar a inovação”, afirma John Mejia, vice-presidente global de gestão de contas da Concentrix.
Para manter a competitividade nesta era de disrupção digital, a Concentrix recomenda uma série de ações estratégicas para ajudar as seguradoras a oferecer soluções tecnológicas e impulsionar o crescimento a longo prazo:
- Aproveitar a IA generativa para agregar valor ao cliente: As seguradoras devem priorizar implementações de IA que vão além da automação de backoffice e avancem para ferramentas de atendimento ao cliente, como interações personalizadas e processamento ágil de sinistros. O portfólio iX da Concentrix revoluciona as operações de seguros com IA de ponta, permitindo maior eficiência, experiências fluidas e a resolução proativa de desafios do setor.
- Reduzir a lacuna de habilidades na força de trabalho com parceiros estratégicos: O sucesso frequentemente depende da contratação e capacitação de talentos, além da colaboração com fornecedores que possuam conhecimento aprofundado do setor e tecnologias avançadas. A Concentrix entrega jornadas digitais modernas e eficientes, fortalecendo a lealdade dos clientes e posicionando-se como parceira essencial na oferta de experiências excepcionais.
- Investir em tecnologias centradas no cliente: As seguradoras devem priorizar ferramentas que atendam às demandas dos clientes, como análise de feedback baseada em IA, chatbots e ofertas de produtos altamente personalizadas, que já demonstraram ser transformadoras em outros setores. Com a combinação exclusiva da Concentrix de automação, análise de dados e insights especializados para otimizar operações e aumentar a produtividade, as seguradoras estarão mais bem preparadas para navegar na transformação digital, aprimorar a jornada do cliente e manter uma vantagem competitiva em um mercado em rápida evolução.