Varejista de moda premium aumenta conversão, produtividade e satisfação do cliente com uso de inteligência artificial humanizada
A Veste S.A., companhia brasileira de vestuário e acessórios de alto padrão, detentora das marcas Le Lis, Dudalina, John John, Bo.Bô e Individual, consolidou o WhatsApp como um dos principais canais de vendas e relacionamento com o cliente. “O movimento se deu após a implementação do Whizz, agente de inteligência artificial da OmniChat, plataforma líder em chat commerce e WhatsApp Business Solution Provider (BSP). A solução otimizou a operação de atendimento da companhia, unificando a comunicação, reduzindo o tempo de resposta e ampliando significativamente as conversões”, destacou Pedro Corrêa, diretor de tecnologia, CRM e e-commerce da Veste S.A .
Com 175 lojas próprias e presença em milhares de multimarcas, a Veste S.A. é reconhecida por proporcionar experiências de compra premium. Com a aceleração da digitalização durante a pandemia, o WhatsApp passou a ser um ponto estratégico de contato com o consumidor. O desafio era expandir o atendimento sem perder o toque humano característico das marcas. Antes da parceria com a OmniChat, cada loja se comunicava de forma independente com os clientes, os processos eram descentralizados e de difícil mensuração. Além disso, o tempo médio de espera superior a cinco minutos fazia a taxa de conversão cair de 15% para apenas 2%.
“O grande desafio era estruturar um canal que fosse rápido, escalável e, ao mesmo tempo, preservasse a identidade das nossas marcas. Foi aí que o Whizz se mostrou a solução ideal”, explicou Corrêa.
Com o Whizz, a companhia passou a oferecer atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, capaz de lidar com milhares de interações simultaneamente, preservando o tom de voz específico de cada marca. A integração com a plataforma Vtex reforçou a estratégia omnichannel, unindo e-commerce e loja física em uma experiência fluida. Entre janeiro e março de 2025, os resultados foram expressivos: a marca John John, registrou mais de 1.600 interações com taxa média de conversão de 26%
A implementação de chatbots inteligentes complementou o trabalho das equipes, otimizando etapas operacionais e aumentando a eficiência. Na Dudalina, por exemplo, o volume de atendimentos manuais caiu 20%, enquanto a produtividade do time cresceu entre 30% e 40%, e a nota de satisfação dos clientes aumentou em 5%. Os bots criados com o Whizz respondem dúvidas frequentes, enviam notas fiscais automaticamente e informam o status de pedidos, liberando tempo para que os vendedores dediquem a atendimentos personalizados.
Outro destaque é a estratégia de recuperação de carrinhos abandonados via WhatsApp, para a John John, que apresentou desempenho superior ao e-mail marketing, com aumento de 8% na taxa de abertura e 15% no índice de conversão. Entre outubro e dezembro de 2024, as campanhas automatizadas via OmniChat recuperaram milhares de reais em receita, reforçando o papel da IA como alavanca de crescimento.
Em apenas um ano de operação com o Whizz, a Veste S.A. obteve 40% de aumento na escalabilidade do atendimento, 200% de crescimento na satisfação dos clientes e operações de vendas totalmente automatizadas em marcas-chave. “O Whizz tem o calor humano, o tom da voz e a forma de se comunicar de cada marca. Isso foi essencial para elevar a satisfação dos nossos clientes e impulsionar as vendas”, ressaltou Risoneide Silva, gerente de operações e relacionamento da Veste S.A.
Para Rodolfo Ferraz, head de Vendas da OmniChat, o sucesso do Grupo Veste reflete o verdadeiro potencial da inteligência artificial quando aplicada com propósito e estratégia. “O caso do Grupo Veste mostra exatamente o poder da IA quando implementada de forma humanizada. O Whizz não é apenas uma ferramenta de automação, mas um agente inteligente que entende o cliente, respeita a identidade de cada marca e transforma conversas em vendas reais. A Veste conseguiu escalar sua operação sem perder o toque humano, e esse é o futuro do varejo digital”.





















