Banco Original planeja ampliar parcerias com fintechs

Com início do Open Banking no Brasil, banco pretende avançar no mercado por meio da unidade de Bank as a Service

0
130
Raul Moreira, Coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original
Raul Moreira, Coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original

Com o início da primeira fase de implementação do Open Banking no país, o Banco Original prevê um cenário que deve ampliar ainda mais as suas parcerias com fintechs. Criada como uma unidade de negócios focada nas possibilidades geradas pelo Open Banking, a nova subsidiária de TI do Banco, denominada de Original Hub já vem oferecendo APIs para que fintechs desenvolvam soluções próprias, mas utilizando a infraestrutura de Bank as a Service do Original, permitindo que os novos entrantes acelerem o desenvolvimento de soluções e serviços financeiros.

Atualmente, o Original já possui contrato com mais de 50 fintechs que utilizam a Original Hub e a perspectiva é que a área represente 30% das receitas do banco em três anos. “O Original já nasceu baseado no conceito de Open Banking, o que nos deixa em posição de vantagem para apoiar o ecossistema de parceiros e os clientes a tirarem proveito das mudanças do setor financeiro”, afirma Raul Moreira, Coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original. “Visualizamos uma nova fase para o mercado a partir da criação do Sistema Financeiro Aberto. Certamente a dinâmica competitiva entre as instituições participantes será muito diferente nos próximos 03 anos.”

Nessa primeira fase de implementação do Open Banking, os bancos participantes devem divulgar informações dos produtos e serviços que são oferecidos, além de canais de atendimento disponíveis. Os dados dos clientes serão incluídos a partir de julho.