O Burger King lança um programa de fidelidade para os fãs da marca na mesma linha que hoje atuam empresas como a Smiles da GOL ou o Prime da Amazon. Chamado Clube BK, o programa será gratuito e terá por objetivo estreitar ainda mais o relacionamento da marca de fast-food com os mais de 150 milhões de consumidores que frequentam os restaurantes da rede no Brasil e dar um novo passo na sua estratégia de omni-canalidade.
Para o desenvolvimento do programa, o objetivo da marca é claro: o Burger King quer se beneficiar da alta frequência de compra.Segundo dados da empresa, seus consumidores fiéis representam aproximadamente 15% da sua base de clientes totais e são responsáveis por mais de 50% de todo o seu volume. A identificação desses consumidores permitirá que a rede possa aprender os hábitos e preferências, além de aumentar a personalização e oferecer recompensas e ofertas exclusivas para aumentar a fidelidade com a marca.
O programa já nasce disponível em todo território nacional, integrado com todos os canais digitais da marca (app, totens de autoatendimento e, em breve, delivery próprio) e nas lojas físicas. A expectativa da empresa é de alcançar já no 1º ano mais de 7 milhões de participantes. “Estamos bastante empolgados com mais essa etapa do nosso processo de transformação digital. Nossa estratégia abrange três pilares fundamentais para o nosso crescimento sustentável: conveniência, personalização e qualidade dos nossos produtos. Nosso time de Tecnologia vem trabalhando bastante nesses últimos dois anos e o programa é resultado de pesquisas e do relacionamento digital da rede com nossos consumidores. Temos mais de 25 milhões de pessoas que já baixaram o nosso aplicativo aqui no Brasil e segundo a Sensor Tower nosso aplicativo já é o #1 em utilização mensal entre todas as redes de alimentação do país – o que reforça nossa posição de liderança como a marca de fast food preferida dos brasileiros. Queremos engajar ainda mais nossos fãs com um relacionamento muito mais personalizado e próximo”, conta Ariel Grunkraut, vice-presidente de Vendas, Marketing e Tecnologia do Burger King do Brasil.
O Clube BK irá funcionar como um programa de acúmulo de pontos e resgate em produtos grátis ou descontos, onde cada R$ 1 real comprado é convertido automaticamente em 1 ponto. Ao se cadastrar no aplicativo oficial da marca, o cliente consegue acumular pontos comprando pelos canais digitais, como app e totens, ou informando seu CPF em lojas participantes. Para resgatar os prêmios, os consumidores podem consultar as lojas participantes diretamente no aplicativo, escolher seu produto e gerar um QR Code, que deverá ser apresentado ao atendente ou nos totens de autoatendimento.
O Clube BK irá se somar a um pacote de soluções tecnológicas voltadas para o cliente lançadas nos últimos anos, incluindo totens de autoatendimentos, pedidos diretos pelo app da rede sem a necessidade de pegar fila nas lojas, opções de pagamentos com carteiras digitais, pedidos por Whatsapp, delivery próprio entre outros. No final do ano passado a marca também lançou a 1ª ghost kitchen da rede no mundo. Por meio desses canais, o BK espera poder criar ofertas individualizadas e a possibilidade de o consumidor pedir através de qualquer canal de relacionamento com a marca. As vendas digitais da rede, que já representam 22,7% da receita total da companhia no 3T20, contra 5,2% apurado um ano antes, devem continuar crescendo em 2021.
No final do ano passado a rede ampliou o seu serviço de delivery – chegando agora em mais de 500 restaurantes em todos os principais agregadores – além disso, estão em testes a possibilidade de pagamento em drive-thru utilizando ConectCar e também a utilização de Inteligência Artificial para ajudar os atendentes a oferecer melhores combinações de sugestões de produtos adicionais para seus consumidores – utilizando dados como dia da semana, temperatura, região e histórico de compra. “Nos últimos tempos, vimos nossa marca crescer muito no Brasil e atingir a liderança em preferência focando muito na qualidade da nossa comida, na expansão da nossa rede e através da qualidade do nosso serviço e nossa gente. Agora, estamos dando passos importantes para alavancar ainda mais nossa estatura de marca e nossos diferenciais competitivos com o uso intensivo da tecnologia e de dados”, conclui Ariel.