Depois de um ano atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus, 2021 começa com a sociedade, e principalmente as empresas, atentas aos impactos que já estão sendo sentidos nos negócios. Um dos aspectos que, segundo especialistas deve ter um crescimento, é a inadimplência, com previsão de atingir o pico no primeiro semestre de 2021. O motivo? Os prazos prorrogados no início da pandemia, e os benefícios do Governo, estão acabando. Diante dessa expectativa, o mercado se movimenta para reforçar os processos de cobrança, para evitar prejuízos e perda de clientes (churn), e empresas que oferecem este tipo de serviço, como a Callink, também ampliam equipes e soluções para atender às demandas, apresentando diferenciais.
No início da pandemia, quando parte da população brasileira perdeu renda, os bancos ou empresas renegociaram as dívidas e deram mais prazo e descontos para os clientes realizarem pagamentos. O ponto é que estes prazos estendidos estão chegando ao fim e o auxílio emergencial também. Segundo a Serasa, hoje no Brasil há 65 milhões de inadimplentes, número que tende a aumentar. Apesar da expectativa de crescimento da inadimplência, é visível também a preocupação das pessoas em renegociar e ajustar o pagamento de suas contas, por meio da atuação dos serviços de cobrança.
Em 2020, a Callink identificou crescimento de 40% no faturamento dos serviços de cobrança, seja por meio digital ou via telemarketing, oferecidos ao consumidor final das empresas que atende. Para este ano, a tendência é de aumento ainda maior, chegando a 50%, e a empresa já se preparou para atender a esta demanda, como destaca o head de Negócios de Cobrança, Lucas Andrade Fernandes. “Entendemos que o momento econômico é delicado e requer uma especialização nos processos de cobrança e alocação dos esforços e soluções de forma ágil e eficiente. Nos últimos anos, a Callink vem se especializando nesse tema, ajudando as empresas a reduzirem PDD – Provisão de Devedores Duvidosos, churn e manter uma rolagem financeira controlada. Nesse sentido estamos preparados para atender nossos clientes com soluções digitais e atendimento humano, sempre atuando de forma estratégica, buscando entender, também junto ao cliente, quais as ferramentas que podem contribuir com a melhor qualidade de entrega e superação das metas estabelecidas”, destaca o executivo, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de operações de crédito e cobrança e foi contratado para ampliar o atendimento à esta demanda.
O executivo aponta, ainda, a importância desse serviço de cobrança para o mercado, com destaque para as soluções digitais. “O setor de cobranças de qualquer empresa é estratégico para sua saúde financeira, pois ajuda a antecipar caixa, reduzir churn e melhorar o PDD. Aqui na Calllink nosso objetivo é buscar soluções personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente. Para isso oferecemos soluções digitais para cobrança que partem sempre da busca por um relacionamento com o cliente e a segmentação a partir de dados robustos, permitindo uma maior eficiência e performance na recuperação de dívidas”, explica.
Ainda segundo o executivo, a Callink está atenta a uma questão fundamental para a empresa contratante, que é entender na visão dela ‘Qual o seu próximo resultado?’. Ao apurar e identificar a expectativa de quem contrata, então entra em cena a DigiCob, solução criada para atuar no mercado de cobrança digital, por meio de vários canais de comunicação. “As soluções que oferecemos por meio da DigiCob geram grandes resultados, já comprovados e até premiados, e que estão sempre em evolução de acordo com as necessidades do mercado, justamente por conta desta proximidade e relacionamento com o cliente identificando suas peculiaridades e personalizando soluções’, ressalta o head de Negócios de Cobrança.