Julio Bertolucci, diretor da Água Doce

Água Doce adota cardápio interativo e atendimento por IA no WhatsApp

O Garçom Virtual tem o objetivo de facilitar a experiência dos clientes nos restaurantes da marca

A Água Doce Sabores do Brasil, rede focada na culinária brasileira, anunciou que está apostando em tecnologia para humanizar o atendimento e facilitar escolhas nos 80 restaurantes da marca em diferentes estados. Com isso, a partir da agora, os clientes que visitarem as operações da franquia podem contar com um novo aliado na hora de escolher o que comer: o Garçom Virtual, um sistema de atendimento baseado em inteligência artificial ativado diretamente pelo WhatsApp.

A novidade vem integrada ao novo cardápio da Água Doce, que agora conta com QR-codes interativos nas mesas. Ao escaneá-los, os clientes são direcionados a uma conversa com o Garçom Virtual, que responde via WhatsApp. Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, mas treinado exclusivamente com base nos conteúdos e valores da marca, o assistente promete uma experiência humanizada e eficiente, visando facilitar a jornada dos consumidores nos restaurantes.

“Nosso objetivo é unir a tradição da boa comida brasileira com o que há de mais avançado em tecnologia, oferecendo uma experiência fluida e personalizada aos nossos clientes. Além de oferecer sugestões de pratos, tirar dúvidas e fornecer informações sobre ingredientes, alergênicos e traduções, o Garçom Virtual também compreende áudios em português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade do atendimento para públicos diversos, inclusive turistas”, explicou Julio Bertolucci, diretor da Água Doce.

Embora esteja nos primeiros dias de operação, o sistema já está sendo aprimorado com base nos feedbacks dos clientes. A expectativa da rede é evoluir continuamente a qualidade das respostas, especialmente no que diz respeito às informações da própria marca. “Em breve, o Garçom Virtual deve ganhar novas funcionalidades, consolidando-se como um diferencial competitivo no atendimento digital. Um dos pontos curiosos da tecnologia é que, por ser uma IA robusta, a conversa pode se estender para além dos temas ligados ao restaurante, transformando o momento da refeição em uma interação divertida e até informativa”, afirmou o executivo.

No momento, o Garçom Virtual ainda não realiza pedidos de delivery diretamente, mas fornece o contato da unidade mais próxima para que o consumidor possa concluir a compra. “Acreditamos que a IA pode humanizar ainda mais o atendimento, proporcionando agilidade, informação de qualidade e uma conexão mais próxima com o nosso cliente. Isso deve se refletir diretamente na satisfação do nosso público-alvo e, possivelmente, no aumento do tíquete médio nos restaurantes ao longo de 2025. Com esta iniciativa, a Água Doce reafirma seu compromisso com a inovação e mostra que tradição e tecnologia podem, sim, caminhar lado a lado, e com muito sabor”, ressaltou Bertolucci.

Fazendo uma análise deste cenário, pesquisas realizadas pela Galunion, empresa especializada no setor de foodservice, mostram que é possível observar que as franquias vêm adotando um ritmo acelerado de transformação digital, integrando inteligência artificial e tecnologia para otimizar operações, personalizar a experiência do cliente e ganhar eficiência na gestão. Esse movimento fica evidente na Pesquisa de Ecossistema 2024 da Galunion, que apontou um salto no uso de IA entre as redes, passando de 12% em 2023 para 31% em 2024, demonstrando a busca contínua por maior eficiência operacional. “Ou seja, olhando para o futuro, as redes que melhor souberem utilizar dados, tecnologia e inteligência artificial, sem perder a essência do toque humano, terão uma vantagem competitiva significativa”, concluiu o diretor.

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