Geraldo Ramos, CEO da Moises

App Moises investe em experiência do cliente e IA para crescer

Startup incentiva a colaboração e a criatividade dentro do ecossistema, com recursos que permitem gravar, organizar e compartilhar ideias musicais

A Moises, aplicativo brasileiro de soluções de áudio baseadas em inteligência artificial, anunciou sua aposta em uma abordagem centrada no usuário, priorizando acessibilidade, inovação e simplicidade, para encantar os clientes. “E a estratégia tem auxiliado na democratização da ferramenta, que já alcançou a marca dos 60 milhões de usuários em 190 países, em cinco anos de empresa, resultando em altos índices de retenção e satisfação dos clientes. Além disso, alcançou NPS de 71 e, na App Store, possui 4,8 estrelas, com mais de 5,8k de avaliações. Também fomos vencedores da premiação da App Store no ano passado, tendo sido eleito App do ano para iPad”, detalhou Geraldo Ramos, CEO da Moises.

Segundo o executivo, “a retenção de usuários na Moises é impulsionada pela entrega contínua de valor, com lançamentos regulares de novas funcionalidades, aprimoramento de IA e oferta de conteúdos que capacitam músicos, criadores e usuários no geral. A startup também incentiva a colaboração e a criatividade dentro do ecossistema, com recursos que permitem gravar, organizar e compartilhar ideias musicais com a banda ou comunidade”.

Já com o uso de IA, a Moises busca customizar a experiência do usuário – desde recomendações de recursos mais relevantes até otimizações automáticas de áudio. Há ainda a análise de padrões de comportamento para antecipar necessidades e oferecer uma navegação mais intuitiva dentro do app. O backend do app também é otimizado com a tecnologia para garantir performance e baixa latência na separação de stems e outras funcionalidades. Coletar e analisar os feedbacks para identificar padrões e personalizar a experiência do cliente, além de automatizar os processos e gerenciar escalonamentos para um atendimento ágil e eficiente, são algumas das propostas para a promoção de melhorias contínuas.

“Nosso app trabalha em microinterações e melhorias de interface para tornar a experiência dos usuários, que vão desde iniciantes e amadores a profissionais da música, mais fluida e intuitiva. Realizamos pesquisas com o corpo docente da Berklee School of Music e outras escolas renomadas nos EUA, Brasil e Europa a fim de garantir que nossas soluções atendam às necessidades reais de músicos e educadores. Nos baseamos em métricas como retenção, NPS, Customer Satisfaction Score (CSAT), além de reviews e comportamentos dos usuários. Os feedbacks negativos são levados a sério – o objetivo é transformar essas reclamações em oportunidades de inovação”, explicou Ramos.

Atualmente, a equipe de user experience (UX) trabalha junto aos times de produto e engenharia, garantindo que as interfaces e interações do app sejam intuitivas, eficientes e acessíveis; a equipe de suporte ao cliente, por sua vez, é responsável pela resolução de dúvidas, coleta de feedbacks e melhoria contínua do atendimento; já o setor de experience é focado em marketing e abrange toda a percepção da marca.

“Hoje, conseguimos oferecer suporte via e-mail, FAQs detalhadas, chat nos canais de social media e um centro de ajuda on-line. O tempo médio de resposta varia conforme a complexidade da solicitação, mas nos esforçamos para resolver a maioria dos casos rapidamente. O app, que conta com versão paga e gratuita, busca incentivar a conversão de usuários que ainda não são assinantes através de campanhas educativas, descontos sazonais e testes gratuitos”, informou o CEO.

Ainda de acordo com o executivo, “a Moises segue expandindo as possibilidades de colaboração musical dentro do app, facilitando a troca de ideias, a cocriação e a integração entre músicos de todo o mundo. A abordagem centrada no cliente adotada pela empresa não apenas eleva a satisfação dos usuários, mas também impulsiona resultados financeiros positivos, confirmando que investir em experiência do cliente é uma estratégia de fato muito importante para o sucesso empresarial”.

Deixe um comentário

Rolar para cima