Gleidys Salvanha, diretora-geral de varejo e tech do Google Brasil

Black Friday é considerada a principal data promocional por 89% dos consumidores

Pesquisa do Google aponta que seis em cada 10 brasileiros pretendem comprar na ocasião

A Black Friday chega à sua 15a edição no Brasil como a principal data promocional do país, com 89% de reconhecimento entre os consumidores e um papel cada vez mais decisivo para o varejo, de acordo com pesquisa sobre a data, encomendada pelo Google à Offerwise e realizada em julho de 2025, com 2 mil brasileiros de diferentes regiões e classes econômicas, por meio de questionários on-line. Seis em cada dez entrevistados pretendem aproveitar a temporada de compras e 39% pretendem gastar mais neste ano.

A relevância da Black Friday se reflete na confiança do consumidor e na preparação antecipada dos consumidores para a data: entre quem pretende comprar, 48% já têm a lista de desejos pronta, 49% se planejam financeiramente e 54% guardam dinheiro especificamente para esse momento — sendo que 83% iniciam a economia mais de um mês antes do evento, apontando que consumidores, além de buscarem com antecedência, já estão mapeando valores e lugares para a conclusão de suas compras.

“Ao completar 15 anos no Brasil, a Black Friday continua soberana como a maior data promocional do ano, tornando-se cada vez mais eclética, com oportunidades para diversas indústrias — do varejo à beleza, passando por turismo, educação e serviços”, comentou Gleidys Salvanha, diretora-geral de varejo e tech do Google Brasil.

A temporada de Black Friday é a única a acomodar as tensões entre antecipação e espontaneidades: ao mesmo tempo em que acomoda o consumidor estratégico, que pesquisa e planeja intensamente suas compras, a data também dá espaço ao consumidor impulsivo, que age por receio da perda de ofertas — e eles podem ser a mesma pessoa. Segundo o estudo, 68% dos consumidores afirmam que podem mudar a compra por um bom preço, enquanto 40% podem gastar mais do que o previsto por medo de arrependimento.

Já as “datas duplas”, embora tenham se popularizado nos últimos anos, ainda não contam com amplo reconhecimento dos consumidores e possuem ticket médio mais baixo, focando em compras de oportunidade. Em comparação, a Black Friday se tornou o momento em que os brasileiros adquirem itens de maior valor e é a data que os consumidores afirmam mais valer a pena esperar para investir em bens duráveis.

“O consumidor da Black Friday está cada vez mais intencional e estratégico, equilibrando compras de alto valor com oportunidades de ocasião. Isso exige das marcas uma visão completa de jornada, com diferenciação além do preço e estratégias para conquistar confiança e lealdade”, afirmou Nathalia Camargo, diretora de commerce do Google Brasil.

Dados gerais

Seis a cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday. Entre quem pretende comprar, 48% já têm a lista de desejos pronta; 89% dos brasileiros conhecem a data; em 2025, apenas 7% afirmam não comprar por duvidar dos descontos (contra 17% em 2024); 67% dos brasileiros já fizeram compras na Black Friday; 82% declaram que pesquisam na data; para 48% dos brasileiros, a Black Friday é a única ocasião que justifica a compra de bens duráveis e itens de alto valor; 49% se planejam financeiramente; 54% guardam dinheiro especificamente para esse momento; 83% iniciam a economia mais de um mês antes do evento; 68% dos consumidores afirmam que podem mudar a compra por um bom preço; 40% podem gastar mais do que o previsto por medo de arrependimento; e 51% esperam a Black Friday por confiarem mais nas promoções.

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