Descubra se
você realmente é um bom líder e se está motivando adequadamente sua equipe ou
se é o motivo do alto giro de pessoas na sua equipe.
1#Avaliação surpresa:
Uma avaliação de desempenho repentina só pode ser pior que
uma sem critérios. Todos querem saber como melhorar, entretanto, deixar um
feedback para os 45 minutos do segundo tempo apenas serve para desmotivar os
membros de uma equipe. O erro revela ainda um outro problema: a falta de planejamento
do gestor, que teve doze meses para dar um feedback ao contratado, mas deixou a
exposição para o último minuto.
2#Time do “eu sozinho”
Detalhar demais como uma tarefa deve ser cumprida ou dar uma
ordem sem explicar a importância do procedimento em questão são formas de
microgestão e revelam uma característica negativa do gestor, ou seja, que ele
joga sozinho e teme dar autonomia aos seus subordinados. “Essa atitude não só
desmotiva a equipe, mas também passa a impressão de que o time é incompetente e
incapaz de tomar decisões.
3#Critique em público
Críticas devem sempre ser feitas em particular,
preferencialmente em uma sala reservada longe do olhar de outros membros da
organização. O tom de voz também é importante, afinal, de nada adianta uma
conversa em uma sala restrita se todos puderem ouvir o que está sendo dito lá
dentro, não é mesmo?
4#Recompense quem não seguir as
exigências
Se você exige um comportamento de sua equipe, não cometa o
erro de premiar aqueles que não atendem as exigências. Se a equipe for
injustiçada, mais cedo ou mais tarde alguém pagará por isso e não estranhe se
esse alguém for você.
5#Determine metas inatingíveis
muitos gestores acreditam que, sem prazos, as pessoas relaxam e para contornar
a situação, determinam metas para ver a equipe dar tudo de si. De fato, muitos
farão de tudo para alcançar uma meta viável mas, se por alguma razão acharem
que aquilo é impossível, a motivação irá por água abaixo.
6#Pergunte e ignore
Ao perguntar para sua equipe o tempo que alguém levará para
realizar uma tarefa, anote e respeite. No máximo, negocie os prazos. Cortar o
colaborador enquanto ele fala é um grande equívoco.
7#Tratamento VIP
Chefes não precisam tratar todos os subordinados da mesma
forma, mas devem tratá-los com igualdade. Por isso, mesmo que tenha mais
simpatia por alguém da equipe, não faça distinção.
8#Solte frases vazias
Esqueça aquela lista interminável de frases teoricamente
motivadoras como “apenas faça!”, “pense fora da caixa!” e “falhar não é uma
opção!”. Em alguns casos, artifícios como esses podem até funcionar, mas soltar
frases vazias diante de um problema real soa para os colaboradores como falta
de habilidade para o cargo de gestão.
9#Mostre que sua equipe é um custo
Tratar a equipe como custo para a empresa é um dos
principais desmotivadores de uma organização. Se a redução de custos estiver
atrelada a redução de pessoal então, pior ainda. Neste caso, a mensagem
recebida pelos colaboradores será de que a mão de obra da empresa não é formada
por pessoas, mas sim por investimentos.