2013 esta chegando ao fim e em muitas empresas a preocupação é a mesma
COMO SERÃO NOSSOS RESULTADOS EM 2013
Será que vamos atingir nossas metas?
Ficar muito abaixo?
Vamos festejar um crescimento glorioso?
Se conselho fosse BOM, seria vendido, mas segue um para você que me acompanha semanalmente a quase 4 anos…
Não importa como sua empresa vai fechar 2013, mas o planejamento de 2014 já deveria ter sido iniciado deste setembro…Caso não tenha acontecido vamos propor uma força tarefa e aproveitar que ainda não chegou o Natal
Em primeiro lugar você precisa fazer uma análise imparcial da atual situação de sua empresa,Responda algumas perguntas sobre sua empresa.
1. Qual é o objetivo principal de sua empresa no seu ramo de negócio?
2. Como sua empresa esta preparada ou se preparando para o mercado?
3. A postura adotada é pró-ativa ou reativa? Agressiva ou conservadora?
5. Sua empresa tem definida qual é a Visão, Missão, Valores e seu Objetivo Estratégico?
6. Estes são conhecidos e entendidos por todos os seus colaboradores?
7. Quem são seus concorrentes e como atuam?
8. Sua empresa é competitiva (na visão do mercado, não a sua)?
9. ESTRATEGIA – Em sua opinião (não contarei para ninguém), sua empresa esta no caminho certo ou precisa mudar?
Estas respostas são e serão muito importante em toda tomada de decisão.
Vamos começar pela primeira pergunta, resposta:
Sei que muitos irão dizer: Ganhar dinheiro, toda a empresa de sucesso tem este objetivo como principal, afinal isto é o que a sustenta, mas COMO atingir este objetivo? O que fazer para ter sucesso?
O importante para nós é COMO fazer isto?
ESTRATEGIA = COMO CHEGAR LÀ
Resultados sem o COMO, são passageiros e não irão se repetir,
são verdadeiras bolhas que com o tempo se dissolveram e no futuro a falta deste resultado será uma cruz para ser carregada.
Todas as outras respostas, irão te levar a identificar qual o rumo sua empresa vai seguir, qual o caminho, qual a estratégia competitiva deve ser adotada ou abandonada!
Dica de exercício sobre estratégia para uma reunião ou treinamento
1. Peça para todos os presentes colocarem as mãos nos olhos (direito e esquerdo)
2. Agora de olhos fechados, peça para que (sem abrir os olhos) apontem com o braço direito para o NORTE.
3. Sem deixar de apontar, peça para que olhem para onde esta apontando e a opinião dos outros.
4. Você verá que cada pessoa entende sobre rumo ou estratégia de sua forma e se a comunicação estratégica corporativa não for eficiente, vamos todos correr, cada um por sí !
e a empresa, como diz aqui no “interior
” VAI PRO SACO!
Agora vai a dica para atividades muito importantes para serem feitas antes de fecharmos o ano:
1. Agende dois workshops (chique né?)
1º com o time de liderança e o 2º com os “carregadores de piano”
Nos dois encontros promova um brainstorm (hoje eu to chique mesmo),
também conhecido aqui no interior como “TORO DE PARPITES”
E busque entender o que se passa na visão destes dois grupos sobre:
1. O que fizemos bem e que precisamos continuar fazendo em 2014?
2. O que fizemos mal e que não podemos repetir em 2014?
3. Como deveriamos encarar 2014?
depois de realiza-los, consolide seus resultados e analise
O time de cima esta sintonizado com quem executa?
Sim ou Não????
Se a resposta for SIM, teremos um bom ano de 2014, mas se a resposta for NÃO!
Você e sua empresa terão muito trabalho a fazer – ARREGASSE AS MANGAS!
BOA SEMANA !
“O mundo é um MAR de oportunidades, mas você precisa saber NADAR”
twitter – @mfmazza