Antes de continuar com os pilares de um programa de fidelidade, permitam-me fazer uma pausa para abordar um assunto mais quente.
Uma das minhas mais importantes fontes de referência é o site www.trendwatching.com. Como o próprio nome diz esse pessoal “vigia” as tendências que estão surgindo. Com pertinência e, às vezes, com bastante humor, eles dão dicas preciosas do que está colocando a cabeça para fora no mundo do marketing.
Todo final de ano, eles se dão ao luxo de serem ainda mais futurologistas e escolhem as oito tendências que acreditam irão emplacar no ano seguinte. Acabaram de publicar aquelas que acreditam que vão bombar em 2008. Eu pretendo reportá-las com um pouco mais de profundidade, entremeando-as com os pilares da fidelidade.
Para dar um gostinho do que vocês vão ler à frente, eis as tendências (com os nomes em inglês, que serão devidamente explicados depois): Status Spheres, Premiumization, Snack Culture, Online Oxygen, Brand Butlers, Crowd Mining, MIY-Make It Yourself e Eco-Iconic.
Continua…