A importância do currículo no processo seletivo

Um processo de Recrutamento e Seleção é nada mais nada menos, que a busca de profissionais para apresentá-los às empresas.
Para realizar esta busca são utilizadas diversas ferramentas como: sites de emprego, órgão públicos, redes sociais e outros, porém não nos limitamos somente à análise do currículo, buscamos também informações transmitidas através da entrevista 
A elaboração de um currículo claro e objetivo consiste na apresentação sucinta do candidato tanto no âmbito pessoal como profissional, procurando descrever o mais breve possível as atividades realizadas nas empresas.
Na formulação do currículo é fundamental constar informações que sejam reais e, bem como ser claro no objetivo e área de atuação que pretende atuar. 
Para facilitar o entendimento, irei mencionar alguns pontos necessários para um currículo bem elaborado:
1.Na identificação deve constar: nome, endereço completo (Rua e/ou Avenida, número da residência, bairro, cidade, estado e CEP), data de nascimento, estado civil, telefones com DDD (é importante sempre ter algum telefone para recado, além do próprio do candidato);
2. Objetivo profissional: escreva o cargo que deseja ocupar ou a área de interesse, por exemplo: “Assistente Administrativo” ou somente “Área Administrativa”
3. Escolaridade ou formação acadêmica, por exemplo: “Ensino Médio completo” ou ainda “Graduação em Administração – cursando 2º ano Noturno”
4. Curso de aperfeiçoamento: aqui cabe ressaltar os cursos extracurriculares que estejam relacionados à área que você pretende trabalhar. Cursos que não tenham relação com a área desejada devem ser evitados.
5. Experiência profissional: inicie descrevendo a última ou atual experiência profissional, em seguida descreva as experiências anteriores – das mais recentes para as mais antigas e para cada cargo faça uma breve descrição das atividades realizadas. Importante não esquecer o período de permanência na empresa (data de entrada e data de saída).
Embora possa parecer muita informação, é possível e desejável apresentá-las em apenas uma página ou no máximo duas.   
Vale ressaltar que não tem possibilidade de avaliar um candidato somente através do currículo, pois é na entrevista que verificamos os aspectos comportamentais, esclarecemos dúvidas sobre as experiências descritas e orientamos o candidato sobre o processo como um todo.
Podemos então considerar que o currículo é fundamental para captação de profissionais, pois ele é a primeira impressão que temos do candidato. Portanto, ao elaborar o seu currículo lembre-se: mais vale a qualidade das informações do que a quantidade. 

0 comentário em “A importância do currículo no processo seletivo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima