ARTIGO: A Arte da Estratégia (Carlos Alberto Júlio)



A Hora do Planejamento Estratégico


 


Antigamente, dizíamos que o Brasil só começava a trabalhar efetivamente após o Carnaval. Há alguns anos que essa história não existe mais. Esse ano porém, por causa da crise nos EUA e o cenário de incertezas que o mundo está vivendo, várias empresas estão “recomeçando” o ano neste período. Após o Carnaval, mas só por coincidência…

 

De qualquer forma, já que estamos refazendo (ou pelo menos, revendo) o planejamento para 2009, que tal usar um foco mais estratégico? Afinal, qualquer crise pode ser tratada como uma oportunidade. E as empresas que estiverem melhor preparadas, que mantenham o foco estratégico no longo prazo, certamente terão uma enorme vantagem competitiva.

 

Poderia recomendar diversos livros e autores para apoiar este exercício tão importante – Planejamento Estratégico. Mas escolhi o livro “A Arte da Estratégia” por uma razão clara: o seu autor, Carlos Alberto Júlio, consegue abordar um tema tão importante com uma simplicidade ímpar. A conjugação ideal de teoria e prática, em doses perfeitas para ler, reler e consultar.

 

Carlos Alberto Júlio, é um executivo de sucesso, um grande professor e um dos palestrantes mais carismáticos do Brasil. Enfim, uma referência no Brasil exatamente por incentivar o Marketing aplicado aos objetivos das empresas, seja em vendas, fidelização de clientes ou na coinstrução de marcas. 

 

Recentemente, assumiu a presidência da Tecnisa. Antes porém, revolucionou o mercado brasileiro de gestão e liderança como presidente da HSM, onde segue como membro do conselho. Ao navegar pelas páginas deste livro, você se sentirá como se estivesse assistindo os melhores momentos do evento Expo Management. São diversas referências, exemplos e autores que Júlio invoca em suas argumentações, sempre com muita propriedade.


 


Michael Porter, Peter Drucker, Kotler, Prahalad, Ram Charam, Al Ries, entre (muitos!) outros, são apenas alguns de seus colegas. Carlos Júlio teve a oportunidade de conviver com os maiores gurús da administração moderna e nos presenteia compartilhando essa experiência, tão diversificada quanto única.


 


O seu universo de referências concentra uma constelação de astros da administração moderna. Uma diversidade de idéias, autores, cases, livros, fábulas e filmes. Pois é, “A Arte da Estratégia” tem bibliografia e filmografia. Enfim, uma obra de arte que bebe em diversas fontes da sabedoria.


 


Desde o prefácio, escrito por um outro visionário – Ozires Silva, já fica claro de que nada substitui a estratégia. Não é fácil elaborá-la e muito menos executá-la, mas esta deve ser simples, direta e compartilhada por toda a organização. Essa regra vale também para o campo pessoal. O próprio Júlio, que nos dá uma aula extra na comovente introdução do livro, traçou este objetivo. “Eu estava determinado a ter sucesso um dia”, dizia ele desde sua infância humilde no trajeto diário do Jabaquara para Osaco, na grande São Paulo.


 


O livro mais parece um curso intensivo de planejamento estratégico. Foi estruturado de forma didática, com um ritmo envolvente e recheado de exemplos práticos. Sempre inovador, o autor nos oferece um presente já na “orelha”: um cartão para recortar e guardar, com um modelo de alinhamento de estratégia com operações, e um resumo com “As 10 regras de ouro da estratégia”.


 


Exatamente sobre estas regras que Júlio desenvolve sua aula de gestão empresarial. Ele baseia sua metodologia em três tripés: foco-organização-disciplina, estratégia-operação-pessoas e pensar grande-começar pequeno-crescer rápido. A partir daí, ele fundamenta cada uma das suas regras de ouro. Vale a pena destacar cada uma:


 


1. Tenha um norte para suas ações;


2. Descubra onde sua empresa está hoje;


3. Estabeleça objetivos desafiadores, mas alcançáveis;


4. Desenhe um caminho diferente de todos os demais;


5. Amarre a estratégia com ações práticas;


6. Controle é fundamental. O tempo todo;


7. Lembre-se: estratégia é o caminho para você alcançar, o mais rápido possível, seu objetivo;


8. Eficácia operacional não é estratégia. Mas é igualmente necessária;


9. Todos podem utilizar ferramentas acessórias;


10. Torne-se a pessoa certa no lugar certo – e faça o mesmo com os membros de sua equipe.


 


O objetivo aqui é criar um “teaser” para o futuro leitor pois o livro tem conteúdo de sobra. Um tesouro muito maior do que as regras de ouro. Absolutamente prático, daqueles que ao final de cada capítulo te provoca sobre o que você vai fazer diferente amanhã. Tudo em função da enorme quantidade de informações encontradas nas páginas deste verdadeiro manual de planejamento.


 


Quem já teve a oportunidade conversar com Carlos Alberto Júlio, mesmo que rapidamente, sabe do que estou falando. Seja assistindo sua palestra, lendo um de seus artigos ou durante uma reunião discutindo um projeto. Uma pessoa surpreendentemente simples, um executivo exemplar e um professor brilhante. Um caso de sucesso criado na escola da vida.

 

Pelo conjunto da obra, uma singela homenagem, ao mestre, com carinho!    

 

 

“A ARTE DA ESTRATÉGIA – Pense grande, comece pequeno e cresça rápido!”


 

Carlos Alberto Júlio

 

ELSEVIER EDITORA – 2005 (150 páginas)

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