A Hora do Planejamento Estratégico
Recentemente, assumiu a presidência da Tecnisa. Antes porém, revolucionou o mercado brasileiro de gestão e liderança como presidente da HSM, onde segue como membro do conselho. Ao navegar pelas páginas deste livro, você se sentirá como se estivesse assistindo os melhores momentos do evento Expo Management. São diversas referências, exemplos e autores que Júlio invoca em suas argumentações, sempre com muita propriedade.
Michael Porter, Peter Drucker, Kotler, Prahalad, Ram Charam, Al Ries, entre (muitos!) outros, são apenas alguns de seus colegas. Carlos Júlio teve a oportunidade de conviver com os maiores gurús da administração moderna e nos presenteia compartilhando essa experiência, tão diversificada quanto única.
O seu universo de referências concentra uma constelação de astros da administração moderna. Uma diversidade de idéias, autores, cases, livros, fábulas e filmes. Pois é, “A Arte da Estratégia” tem bibliografia e filmografia. Enfim, uma obra de arte que bebe em diversas fontes da sabedoria.
Desde o prefácio, escrito por um outro visionário – Ozires Silva, já fica claro de que nada substitui a estratégia. Não é fácil elaborá-la e muito menos executá-la, mas esta deve ser simples, direta e compartilhada por toda a organização. Essa regra vale também para o campo pessoal. O próprio Júlio, que nos dá uma aula extra na comovente introdução do livro, traçou este objetivo. “Eu estava determinado a ter sucesso um dia”, dizia ele desde sua infância humilde no trajeto diário do Jabaquara para Osaco, na grande São Paulo.
O livro mais parece um curso intensivo de planejamento estratégico. Foi estruturado de forma didática, com um ritmo envolvente e recheado de exemplos práticos. Sempre inovador, o autor nos oferece um presente já na “orelha”: um cartão para recortar e guardar, com um modelo de alinhamento de estratégia com operações, e um resumo com “As 10 regras de ouro da estratégia”.
Exatamente sobre estas regras que Júlio desenvolve sua aula de gestão empresarial. Ele baseia sua metodologia em três tripés: foco-organização-disciplina, estratégia-operação-pessoas e pensar grande-começar pequeno-crescer rápido. A partir daí, ele fundamenta cada uma das suas regras de ouro. Vale a pena destacar cada uma:
1. Tenha um norte para suas ações;
2. Descubra onde sua empresa está hoje;
3. Estabeleça objetivos desafiadores, mas alcançáveis;
4. Desenhe um caminho diferente de todos os demais;
5. Amarre a estratégia com ações práticas;
6. Controle é fundamental. O tempo todo;
7. Lembre-se: estratégia é o caminho para você alcançar, o mais rápido possível, seu objetivo;
8. Eficácia operacional não é estratégia. Mas é igualmente necessária;
9. Todos podem utilizar ferramentas acessórias;
10. Torne-se a pessoa certa no lugar certo – e faça o mesmo com os membros de sua equipe.
O objetivo aqui é criar um “teaser” para o futuro leitor pois o livro tem conteúdo de sobra. Um tesouro muito maior do que as regras de ouro. Absolutamente prático, daqueles que ao final de cada capítulo te provoca sobre o que você vai fazer diferente amanhã. Tudo em função da enorme quantidade de informações encontradas nas páginas deste verdadeiro manual de planejamento.
“A ARTE DA ESTRATÉGIA – Pense grande, comece pequeno e cresça rápido!”