Bem Vindo ao Mundo da Comunicação

0
6



Estou muito satisfeita por estar com vocês neste blog, conversando sobre Comunicação Profissional. E, a partir de agora, teremos um encontro quinzenal para discutir alguns assuntos que podem ajudá-lo(a) a conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.


A competência comunicativa sempre foi uma das habilidades mais exigidas e observadas nos profissionais para atuar no mundo corporativo moderno, mas hoje, com a velocidade vertiginosa das informações, essa característica tem sido ainda mais valorizada.


Assim, ter uma fala assertiva, transmitir a emoção adequada pela voz, articular de forma clara e audível, respeitar o ouvinte deixando-o falar, usar vocabulário de fácil compreensão e ter o hábito de utilizar palavras de cortesia e consideração são habilidades esperadas de todos os profissionais, não importando sua área de atuação.


Por isso, um profissional moderno não pode restringir suas habilidades apenas à competência técnica: o “saber como fazer” e o “saber falar sobre esse fazer” devem estar equilibrados. Quando este equilíbrio é afetado, a imagem de sua competência profissional pode ser comprometida.


Neste contexto, entra a colaboração da Fonoaudiologia, ciência especializada na reabilitação e no aprimoramento da comunicação humana, e são assuntos desta área do conhecimento que desejo partilhar com você, que acompanha este blog.


Nesta coluna, teremos a oportunidade de tratar assuntos tanto do interesse daqueles que necessitam se comunicar bem para melhorar suas chances na busca de um novo trabalho quanto de quem atua e quer aprimorar o relacionamento interpessoal no ambiente corporativo por meio de sua comunicação. Além disso, também aproveitarão muito sobre o tema aqueles que se comunicam socialmente e desejam estreitar seus relacionamentos usando uma comunicação saudável e equilibrada.


Em resumo, todos devemos estar atentos aos aspectos da comunicação que podem ser melhorados. Espero que este espaço traga contribuições para todos!


Em nosso próximo encontro, conversaremos sobre o uso do gerúndio. Assim, você terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas. Até lá!