Na semana passada participei do CIC – Congresso Internacional de Clientes promovido pela Cliente SA e se fizermos uma pesquisa, podemos identificar que a frase mais ouvida e lida durante todo o encontro foi “Customer Experience“.
Muito se falou, muito se apresentou e muito se discutiu sobre este conceito, mas o mais importante para quem compareceu é como podemos aplicá-lo?Num mundo onde estes “seres sobrenaturais” conhecidos como consumidores estão cada vez mais EXIGENTES e as empresas por sua vez, cada vez mais querendo reduzir custos. Concorda com esta frase?
Infelizmente não foi só você que concordou! a “turma do financeiro” também! E esta é a maior barreira que as empresas enfrentam todo dia, o paradigma que atender clientes diferentes de forma diferente CUSTA CARO! Por mais que no início pareça que custa mais com a implantação de uma estratégia de clientes bem feita a curva inverte e com o tempo os lucros pagam os investimentos e sobra muito.
Agora que te dei motivos para convencer a “turma de Finanças“, vamos começar a pensar em como planejar esta mudança. O que leva seus consumidores á buscar e sua empresa há permitir uma verdadeira “Customer Experience“.
Traduzindo:
1. È visualmente interessante – vai chamar a atenção e provocar curiosidade?
2. Seus clientes vão ouvi-los, para poder entenderem suas propostas?
3. Sua proposta cheira bem! É honesta (na visão dos clientes)?
4. Pode ser tocada (absorvida), testada nas mãos deles?
5. Pode ser divulgada para outros clientes?Ou é exclusiva?