Cobertura do Maior Evento Mundial de Computação nas Nuvens, que está reunindo 40 Mil pessoas em San Francisco (dia 2)



Nos últimos meses, temos visto manifestações ao redor do mundo motivadas pela chamada revolução social. E por trás desta revolução temos um novo meio para nos conectar e compartilhar nossas idéias. Veja as manifestações no mundo árabe: alguém viu cartazes agradecendo a CNN, a BBC, a Microsoft, ou a IBM, ou qualquer outro meios de comunicações ou tecnologias tradicionais? Não. As pessoas agradecem ao Facebook. A rede social. A mobilidade. A conectividade para dar força a vontade popular. E graças ao Cloud Computing. Esse levante tem mudado a relação entre o povo e seus governantes.


Será diferente nas relações entre clientes e empresas? Empresas como a Dell, Toyota, Burberry, KLM, entre outras empresas nos mais diversos setores, têm investido massivamente em mídia social. Não somente para o monitoramento do que as pessoas falam sobre suas marcas, mas elas também têm criado estratégias para estreitar o relacionamento da marca com o cliente. No Dreamforce estão sendo demonstradas Cases dessas empresas, como o Toyota Friends, onde o carro conversa com o proprietário através de uma rede social (baseada no Chatter, da salesforce.com), onde é possível checar e ser notificado sobre os dados do carro, como a bateria, nível de combustível, as revisões. Ou seja, o carro vira um amigo do seu proprietário! E a Toyota terá um cliente que vê seus produtos de forma humana, onde a relação deve ser duradoura e de longo prazo.


Como vimos, as redes sociais derrubaram governos de ditadores. Esse meio também poderá acabar com uma empresa, caso não tenha uma estratégia e uma plataforma forte para as mídias sociais.


Roberto Aranha, cobrindo o Dreamforce11 diretamente de San Francisco.

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