Como o Coaching é um serviço subjetivo (mas que traz resultados concretos e mudanças efetivas), as pessoas que me procuram expõem várias dúvidas em relação a como funciona na prática.
Coaching é um processo de desenvolvimento interativo que auxilia pessoas a se autoconhecerem e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais. Pode ser aplicado de forma individual ou em grupo/equipe.
Terminologia
Coach – profissional que conduz o processo de Coaching, o Treinador/Orientador
Coachee – quem se submete ao processo de Coaching, o Treinando/Cliente
Coaching – o processo de Desenvolvimento em si.
O processo
É baseado no presente/aqui-agora. Acontece por meio de encontros semanais entre Coach e Coachee, nos quais são trabalhados os aspectos/assuntos que estão à tona, incomodando, afligindo o cliente e/ou o conteúdo que ele queira trazer para a sessão; além disso, há os enfoques ou temas sugeridos pelo Coach. Na primeira sessão há o que se chama de rapport, ou seja, tanto Coach quanto Coachee verificam se há sinergia, se há possibilidade de se criar um vínculo, o cliente é interpelado quanto ao motivo de ter procurado o Coach e cabe a esse discernir se realmente é viável o processo de Coaching ou se, talvez seja um caso de Psicoterapia e neste caso, passar esse feedback ao cliente.
Através de questionamentos em caráter exploratório e troca de informações, o Coach leva o cliente a ampliar sua visão de mundo e sua consciência sobre a Vida, bem como, o ajuda a entender sua responsabilidade sobre o estado de coisas em seu momento atual, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento e maximização de suas potencialidades, de modo a facilitar e/ou viabilizar ações de sucesso. Quando se muda o ponto de vista, enxerga-se outros ângulos e consequentemente, novas opções e caminhos a seguir. Ao longo das sessões é possível identificar as competências do cliente, o que ele precisa investir em desenvolvimento e ele próprio vai descobrindo suas potencialidades escondidas.
O processo acontece em média, entre oito a dez sessões com duração de 1h30min cada, uma vez por semana, mas não há limite ou uma quantidade máxima de encontros. Além do empenho de ambas as partes para se alcançar as metas almejadas, é necessário que o Coachee adote uma postura reflexiva, receptiva, resiliente e abandone a resistência. O Coach tende a provocar reflexão no Coachee, convidando-o a sair do modo “automático” de pensar e agir, ou seja, o estimula a “pensar fora da caixa”, até que o cliente consiga pensar de maneira autônoma e proativa em prol de seu desenvolvimento e parar de reproduzir comportamentos ou resultados indesejados.
O objetivo
É o de levar o cliente a se auto-acessar, a descobrir seu potencial de criatividade e de realização, a quebrar paradigmas, preconceitos, ideias ou crenças limitadoras que o tolhem em suas ações e o impedem de evoluir, vencer ou descobrir novos caminhos. Promove o aprofundamento do autoconhecimento e o fortalecimento da auto-estima. O Coach não deve alimentar expectativas em relação à “evolução” do cliente, pois o que é essa “evolução”? Afinal, os insights do Coachee são somente dele e a ampliação de sua visão de mundo acontece inevitavelmente e de forma enriquecedora. A vida é movimento e mudança constante, após cada sessão, o Coachee constata as transformações em sua percepção sobre si mesmo, sobre o cenário em seu redor e sobre a vida.
O ideal é que se consiga desconstruir os modelos mentais cristalizados (crenças) e se permita vislumbrar possibilidades alternativas, pois nosso comportamento é gerado por nossa maneira de pensar e entender os fatos da vida, portanto, quando se muda a maneira de pensar, o comportamento muda, e consequentemente, os resultados.
Alguns benefícios
ü Melhoria na qualidade de vida em aspectos gerais.
ü Diminuição do estresse e de preocupações desnecessárias.
ü Mais equilíbrio e harmonia entre vida pessoal, profissional e relacionamentos.
Enfim, o objetivo é que o Coachee pare de sofrer, que acabe com suas ilusões que o desgastam, e que alcance um estado de paz de espírito e contentamento consigo mesmo e com sua vida, afinal, todos queremos a mesma coisa: a felicidade!
Que tal ser meu (minha) Coachee? Garanto que vivenciaremos momentos de troca e aprendizado.
“Quando a mente se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)
Abraço!
Excelente artigo
Show Fabi!
Informações muito úteis.
Parabéns!
Olá Wagner!
Muito obrigada pelo comentário e elogio!
Volte sempre,
abraço
Fabiana Sanches
Olá Francis!
Muito obrigada por deixar sua opinião e pelos Parabéns!!
Espero sempre vê-la no Blog.
Beijos
Fabi
Parabéns amiga Fabi, pelo artigo!
Sua admiradora,
Meire Campos
Será que esta ferramenta pode ser a resposta para apontar meu verdadeiro talento? Parabéns pelo trabalho! Abraços
Oi Meire!!!
Muitíssimo obrigada pelo incentivo e admiração! Você também é minha ídala! rsrs
Beijos
Prezada Valdiléa, SIM, com certeza! O Coaching tem esse poder, o de evidenciar ou clarear o potencial do cliente! Quem sabe, vc será minha cliente um dia?
Obrigada pelos parabéns!
Abraço
Fabiana
Oi Meire, minha amiga!
Que honra receber seu comentário!
Muito obrigada pelos parabéns e pela oportunidades.
Beijos
Fabiana
Cara Valdiléa
Com certeza, sim, o Coaching revelará todo o seu potencial de realização e talentos.
Obrigada pelos parabéns!
Até!
Fabiana
Obrigado pelas dicas.
Abraço
Boa noite, Fabiana!
Obrigado compartilhar este texto muito rico!Sou psicólogo e estou fazendo formação em coaching. Gostei do seu texto. Gostaria de saber se vc poderia me indicar artigos, sites ou livros que relatem estudos de casos sobre processo de coaching?
Desde já obrigado! Mais uma vez parabéns!