Como trata seus Cães Velhos??



Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é a necessidade de crescer rapidamente, sem ter a estrutura necessária para suportá-lo! Isto ocorre nas três grandes vertentes


Tecnologias


Processos


E principalmente PESSOAS


E neste ponto valorizar o Conhecimento e Maturidade de seus profissionais passa a ser fundamental, muitas empresas hoje procuram a experiência adquirida em anos e anos de trabalho dentro de casa e contratam como consultores seus profissionais que estão para se aposentar (tempo de trabalho)


O maior objetivo é preservar a Experiência e a Maturidade, para que seja transmitida as novas gerações que estão constantemente se formando.


Para mostrar que “panela veia é que faz comida boa” ou de como Experiência e Maturidade são importantes para sobrevivência, aproveito um texto enviado por um amigo (Obrigado Jorge!)


 


CÃO VELHO


Uma velha senhora foi para um safari em África e levou o seu velho rafeiro com ela.


Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.


Vagueando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebeu que um jovem leopardo o vira e caminhava em sua direcção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.


O velho cão pensou depressa (pois os velhos pensam depressa):


– Oh, oh! Estou mesmo enrascado!


Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão muito próximo de si. Em vez de se apavorar mais ainda, o velho cão, ajeitou-se junto do osso mais próximo e começou a roê-lo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto…


Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto a fim de o abocanhar, o velho cão exclamou bem alto:


– Este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?


Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspendeu o seu ataque já quase começado, esgueirou-se na direcção das árvores e pensou:


– Caramba! Essa foi por pouco! O velho rafeiro quase me apanhava!…


Um macaco, numa árvore ali perto, viu a cena toda e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de protecção para si, informaria o predador que o cão não havia comido leopardo algum…


E assim foi, rápido, em direcção ao leopardo. Mas o velho cão viu-o a correr na direção do predador em grande velocidade e pensou:


– Aí há marosca…


O macaco logo alcançou o felino, cochichou-lhe o acontecido e fez um acordo com o leopardo.


O jovem leopardo ficou furioso por ter sido enganado e disse:


– Ó macaco, sobe para as minhas costas para veres o que vai acontecer àquele cão abusador…


Agora, o velho cão via um leopardo furioso, vindo em sua direcção, com um macaco nas costas e pensou rápido novamente:


– E agora, o que é que eu faço?


Mas em vez de correr (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe…) sentou-se, mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via… Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão disse:


– Mas onde é que anda o sacana daquele macaco? Estou a morrer de fome!… Disse que me traria outro leopardo e até agora nada!


Moral da história:


Não te metas com Cão Velho… Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.


É claro que não estou de modo algum a insinuar que és velho(a)! Apenas um “bocadinho” mais “experiente”… Ou ainda não percebeste o tamanho da letra que escolhi?


Eheheheheheheheh!!!!!!!!!!!!!!!


 


Brincadeiras a parte, vamos pensar seriamente como aproveitamos nossos “Cãos velhos” em nossas empresas, vamos aproveita-los para transmitir aos jovens sua experiência e maturidade!

Bom Final de semana

Abraços

twitter: @mfmazza

0 comentário em “Como trata seus Cães Velhos??”

  1. paulo.mazzei@terra.com.br'
    paulo Mazzei de Campos

    Muito obrigado boas palavras.
    estou com muita disposição e motivação para o trabalho usando a experiência e motivação a favor de gerar bons resultados, mas tenho minhas dúvidas se esse meus cabelos brancos causam má impresão ou a minha sombra e energia incomoda.

  2. nelsontelles@hotmail.com'
    nelson telles da Rocha

    Achei muito bom o texto, sempre nos traz aprendizado, pois seremos eternos aprendizes, tenho interesse de receber mais informação sempre que possivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima