A era contemporânea traz cada vez desafios e exigências, em um tempo onde tudo deve ser o melhor possível. Nesta contextualização, o serviço de atendimento ao cliente deixou de ser um diferencial e tornou-se o principal.
A comunicação se faz importante em qualquer tempo, todo trabalho de desenvolvimento pessoal e profissional sempre deve incluir a boa comunicação, pois é necessário para qualquer área e principalmente se torna uma competência imprescindível para áreas de atendimento e do Call Center.
Os candidatos passaram a ficar expostos com mais freqüência e precisam se expressar cada vez melhor, pois muitas vezes as áreas exigem que eles saibam negociar, escutar e passar informação corretas, é importante se comunicar em praticamente todas as atividades desenvolvidas nas empresas, ou seja, é necessário ter uma comunicação clara para que a mensagem seja passada com objetivo real e não ser prejudicada ao ser entendida pelo receptor. No Call Center ser claro, objetivo e empático faz toda a diferença, pois um bom atendimento, com uma escuta aguçada faz com que a informação seja enviada com clareza e precisão no assunto abordado, e assim o cliente que esta recebendo esta informação entenda a mensagem passada e fique satisfeito.
Em todas as áreas é preciso se comunicar bem, pois parte desta ação se obter sucesso no entendimento da passagem da informação. Principalmente nesta área de atendimento ter uma boa comunicação é parte fundamental para o sucesso do trabalho, pois a comunicação deficiente normalmente pode ser confundida com a falta de competência profissional. O atendente responsável pela ligação, por exemplo, expressando-se com frases confusas, sem uma boa ordenação do raciocínio, equivocando-se na seqüência dos argumentos, comportando-se, pronunciando mal as palavras, certamente estará também comprometendo o entendimento e a credibilidade de sua proposta. E quando ocorre o contrário que a comunicação é clara, com frases objetivas e curtas pode facilitar e promover um retorno positivo na comunicação, assim torna o atendimento eficiente e eficaz.
O desenvolvimento desta competência facilita entrar no mercado de trabalho e ter sucesso, pois é uma competência essencial para qualquer tipo de trabalho e área dentro das empresas.