Desde que o mundo é mundo a comunicação teve, tem e terá um papel importante entre os seres humanos e até entre os animais, se tivesse sido bem feita, ou melhor, eficiente,
Adão é Eva não teriam sido expulsos do Paraíso; as falhas de comunicação interferiram e interferem e muito em todo processo humano.
O maior problema é que a comunicação trabalha com a percepção,
isto é, comunicação não é o que dizemos, mas sim como somos ouvidos e
entendidos pelas outras pessoas.
Talvez mais importante do que ou porque comunicar, esta COMO comunicar,
Quando for comunicar qualquer coisa para alguém,
em primeiro lugar coloque-se no lugar dele e
pense muito como ele gostaria de ser comunicado e
qual a melhor linguagem ou metodologia a ser utilizada para que você
(no lugar dele) pudesse entender.
Procure sempre, antes de iniciar um processo de comunicação com seus clientes e colaboradores, testá-lo com um grupo heterogêneo de colaboradores e de clientes; buscando checar o entendimento que eles tiveram com isso, correções de desvios terão tempo de execução e seu plano de comunicação mais efetivo.
Quantos problemas de relacionamento poderiam ser evitados se a comunicação entre as pessoas fosse melhor, quantas discussões seriam evitadas e seus conseqüentes transtornos.
Quer um exemplo:
Se na época do gênesis não tivéssemos tido problemas de comunicação,
talvez até não existisse a mulher!
Deus encontrou o Adão de cabeça baixa, triste e buscou entendê-lo melhor, descobriu que:
O Homem pensava em algo vermelho…
Que se abriria para ele…
Que ele pudesse amar…
Com quem poderia ter alegrias…
Com quem passasse o tempo livre…
Assim Deus criou a mulher.
Que erro de percepção!!!O que o Homem pensava era numa Ferrari.
Nem sempre o que dizemos é o que as pessoas “escutam”, ou melhor, entendem.
Isto porque o raciocínio do entendimento é de quem escuta e não de quem fala;
talvez até por isso temos duas orelhas e uma boca,
precisamos ouvir muito mais para entender do que falar.
Procure sempre estabelecer canais de comunicação diretos e limpos de ruídos, com isso você e sua empresa serão sempre efetivos e eficazes.
Comunicar é se fazer entender!
Boa semana!
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
Mazza
twitter: @mfmazza
Excelente artigo! Uma frase que eu sempre sigo: “Achar é a mãe de todos os erros!!!”. As pessoas não têm obrigação de saberem o que se passa em nossas cabeças, “achamos” que elas “acham” que deveriam “achar”, e nada fica dito, muito menos resolvido. Por isso a comunicação direta, reta e clara.
Parabéns pelos artigos Mazza! Me faz enriquecer o conhecimento. Obrigada
Mazza. Ferrari é sacanagem rsrs
Onde estaria a raiz deste problema? Educação, formação, treinamento ? Experiência, criatividade, acomodação? Abraços
Comunicar é se fazer entender!
Bem comunicado e entendido Mazza. Isso acontece a todo momento.
Mazza, perfeito seu artigo. Principalmente quem tranalha com clientes OTO, se fazer entender é tudo.
Pelo seu exemplo foi ótimo ter erro de comunicação, com este erro nós temos a mulher. Este exemplo foi infeliz.