Durante a principal festa popular brasilera, sempre há tempo para uma boa leitura, seja para descansar a mente dos desfiles e bailes, ou quem sabe para entender um pouco mais da folia nacional.
De qualquer forma, um dos ritmos mais escutados durante o periodo de Carnaval é o chamado Samba Enredo, que as escolas de samba apresentam em seus desfiles na avenida. Neste contexto, dois amigos de botequim resolveram pesquisar a história deste ritmo musical e escreveram um livro pra lá de histórico.
O escritor Alberto Mussa e o historiador Luiz Antonio Simas lançaram este ano o livro “Samba de Enredo – História e Arte”, pela editora Civilização Brasileira. Em mais de 200 páginas, os autores demonstram um fôlego digno de um desfile na avenida em cerca de 3 anos de pesquisas. Sem dúvida, uma boa forma de perpetuar a história do samba em um mergulho profundo nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro, o berço do Samba no Brasil.
Os autores focaram nos sambas enredos, suas letras, curiosidades e histórias (e não nas Escolas de Samba). A pesquisa foi realizada com grande parte do acervo pessoal dos autores, que escutaram detalhadamente mais de 1.300 músicas em fitas, LPs de vinil e CDs. Um rico material desde o século XX até os dias de hoje, recheado de comentários, críticas e observações em relação à realidade de cada época.
No final do livro, os autores nos presenteiam com um belo arquivo que foi resultado das suas pesquisa: todos os sambas enredos catalogados dos desfiles de 1939 até o ano passado – 2009. Isso sem contar com os perfis de compositores inesquecíveis, como Candeia, Silas de Oliveira, Carlos Cachaça, Nei Lopes e o “imortal” Cartola.
Para os apreciadores de samba e de leitura, uma verdadeira obra de arte. de história!
Bom Carnaval.
Marco Barcellos
“Samba de Enredo – História e Arte”
Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas
Editora Civilização Brasileira
2010 – 240 páginas