Ao contrário do que alguns vêm dizendo sobre a redução no uso de emails e a diminuição nos resultados das ações de email marketing, neste primeiro dia do Email Evolution Conference, especialistas em Social Media reforçaram a importância deste canal para a implementação de campanhas de relacionamento de sucesso.
Plataformas de redes sociais como Twitter e Linkedin fazem uso intensivo de emails para confirmação ou aviso de ações adotadas pelos participantes, bem como para envio de mensagens e convites.
Também, as ações de email marketing permitem segmentar e mensurar quem tem perfil para compartilhar informações com sua rede, através do tracking dos cliques dos usuários. Desta forma, é possível identificar quais redes sociais têm mais sinergia com o público de sua empresa e, assim, definir uma estratégia de conteúdo que gere resultados mais rápidos.
Porém, não basta incluir botões de compartilhamento nas ações de email marketing, é preciso motivar o destinatário a compartilhar a informação, por exemplo, através de pontos que acumule em um programa de fidelidade.
Um aspecto importante levantado durante as palestras é que o opt-in para email marketing pode significar mais do que o opt-in para seguir ou tornar-se fã de uma empresa nas redes sociais.
Isto faz sentido, já que para seguir uma empresa no Twitter, ou tornar-se fã no Facebook, basta um clique. No caso de opt-in para email, em geral, o volume de dados fornecido é maior, o que representa um maior “esforço” do usuário, podendo ser sinal de um maior engajamento.
Abraços,
Edson Barbieri
CEO da Frontier Digital Business
Conselheiro e Diretor de Email Marketing da ABEMD.