Para a eficiência de uma seleção, o profissional precisa partir primeiramente da elaboração do currículo, pois este é o momento decisivo para ser chamado para uma entrevista e passar em um processo seletivo.
O currículo é o retrato da trajetória profissional e tem como objetivo chamar a atenção do recrutador. Os candidatos têm como preocupação mostrar muito conhecimento e experiência e, por isso, colocam informações que muitas vezes não tem relação com a área pretendida. Portanto, ele precisa ser bem formatado, claro e conciso para disputar por uma vaga no mercado de trabalho.
As primeiras informações são referentes a dados pessoais como nome, endereço, telefones e e-mail de contato. Dispense números de documentos e fotos, pois não são necessários.
Não coloque mais de um objetivo no mesmo currículo. Caso o candidato possua outras habilidades, o ideal que ele faça outro currículo para aquela outra área, pois é preciso ter foco.
Na formação acadêmica, não há necessidade de colocar todas as escolas em que o candidato estudou. Se concluiu o ensino médio, coloque apenas Ensino Médio Completo. Se estiver cursando o nível superior, é importante apresentar o semestre e o curso que está efetivamente estudando e, se estiver “trancado”, é importante mencionar também.
Na experiência profissional, inicie colocando os três últimos empregos. Mencione o nome da empresa, período (a data de início e do término do contrato de trabalho) e as principais atividades que executou dentro da empresa.
Em cursos de aperfeiçoamento, coloque somente aqueles relacionados à área de interesse e que se aproximam da sua área profissional.
Para sucesso no momento na entrevista, é necessário, além do currículo claro e objetivo, uma boa apresentação pessoal e uma comunicação assertiva.