A hora é do esforço motivacional, menos dependentes e mais mutáveis, a fim de assegurar não apenas o desenvolvimento econômico, profissional, mas também existencial.
O momento é de esperança, e só há esperança se rediscutir as necessidades, oportunidades e o que temos feito para atendê-la e ampliá-la.
Se você busca diferenciar-se no mercado, este é o momento certo. Busca-se profissionalizar-se, não poderia viver em melhor época.
Vivemos o momento das mudanças de padrões e valores, de atitudes ambivalentes, estamos em tempos de paradoxos. Nossos desejos são híbridos, às vezes, contraditórios.
Queremos mais qualidade de vida, no entanto, realizamos simultaneamente, diversas atividades. Precisamos de mais tempo, mas não abrimos mão da efervescência. Buscamos promoções e desafios profissionais, e o que vemos é um mundo de escassez, os profissionais são iguais e a competição se acirra.
Em um novo olhar, alguns estão adotando praticas mais progressistas ao perceber as inúmeras possibilidades que geram diferenciação.
A assimilação desse momento permite ao RH a construção de novas estratégias, criando atividades para focar a energia no desenvolvimento das pessoas e seus talentos. Ao profissional cabe o esforço na busca de seu auto desenvolvimento.
Para diferenciar-se é preciso de competências: conhecimento, habilidade e atitude. O desenvolvimento das competências podem ser através da formação acadêmica, dos relacionamentos, do compartilhar experiências, informações e da sua história de vida.
Pesquisas apontam que alguns profissionais de sucesso encontraram a missão de suas carreiras em sua história de vida. Um exemplo disso é o fundador de uma rede de cafeteria dos EUA, que foi o primeiro empresário a estender benefícios a todos os seus colaboradores.
A idéia veio de sua infância, quando era garoto seu pai perdeu o emprego, sem dinheiro e com muitas dividas, a família passou frio e fome.
Ao fundar a empresa, o empresário buscou nas dificuldades vividas por seu pai inspiração para criar os valores e cultura da rede de negócios.
Portanto, o primeiro passo para a construção de uma carreira é o conhecimento técnico e acadêmico. Mas também, redescobrir a nossa história, o que somos, o que queremos, quais são os nossos desejos. Esse processo nos permite encontrar em nós mesmo muito do que precisamos para nos diferenciarmos. Cada pessoa é única mesmo em tempos de excessos.
Outro passo é a confiança, confiar em si mesmo. A confiança acontece quando encontramos ou reencontramos nossos desejos, valores e princípios.
O objetivo desse artigo não é ensinar, mas inspirar iniciativas que antecipem os movimentos. Que provoque o esforço e que possa intrigá-lo a criar uma nova mentalidade.
A sua, a minha carreira está lá ou aqui a nossa espera.
Interessante a forma como este artigo nos desafia nestes tempos de incertezas, quando mais se ouve falar em crise… então é o momento de acreditar e investir em nossos conhecimentos. Legal, este tambem é o meu pensamento e tem sido minha atitude.
Angela.
Parabéns pelo artigo!!!
Creio que o sucesso em qualquer negócio só acontece quando apesar de todas as dificuldades, não passamos por cima de nossos valores.
Um abraço no coração.
Carla Burlamaqui
Muito boa essa matéria, pois é bastante atual e principalmente nos faz pensar em valores e conceitos que construimos durante nossa vida. Em tempos de constantes mudanças precisamos estar atentos a novas formas de encarar nossos desafios diários. Abraço e Parabens!!!
Acredito que com trabalho, honestidade e otimismo somos capazes de vencer barreiras e atingir nossos objetivos. Espero que continue presenteando seus leitores com mensagens de insentivos.
Belíssimo texto!
Suas palavras são claras, concisas e coloquial.
É muito bom ler textos com qualidade!
Um abraço e parabéns!
Angela,
Gostei muito do artigo, as palavras que usa são muito pontuais.
Parabens!