A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o mundo.
Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta:
“Por favor, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo”.
A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?
Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.
Os africanos não sabiam o que era “alimento”.
Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.
Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.
Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.
O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.
A pesquisa foi um grande FRACASSO. Sabe por quê?
Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.
Os africanos não sabiam o que era “alimento”.
Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre o que era “opinião”.
Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.
Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.
O congresso brasileiro está até agora debatendo o que é “honestamente”.
Utilizei esta piada para que você tenha um momento de descontração em seu dia tão atribulado, mas também tenho uma segunda intenção:
Como tomar cuidado com a preparação em suas pesquisas.
Além do que você quer com as respostas, pense em muitos outros pontos como:
1. Publico alvo
2. Como fazer as perguntas para cada tipo de público
3. Como se fazer entender em sua intenção
4. Se o assunto ou a pesquisa é relevante para este público
Se estes cuidados não forem tomados sua pesquisa como muitas outras teram o mesmo resultado FRACASSO.
Tudo que você precisa PERGUNTAR pode ser MELHOR comnunicado SEMPRE
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
Mazza
Muito me orgulha ter um sobrinho muito querido, e com essa visão adulta e inteligente do mundo…Adorei essa matéria que me enviou, caro Fábio. Um bom final de semana para você!!!
Otimo artigo e explicado de uma maneira exemplar…. parbéns..
Muito booom!!! Bom final de semana!
Gostei muito apesar de piada é uma realidade no sentido figurado e nos da a oportunidade de refletir sobre a situações de outros países
Mazza, meus parabéns pelo seu blog e pelos artigos que tem trabalhado, realmente muito legal.
abraços
Leandro Sauthier
Muito boa a piada e o assunto tem muita relevância, levando-se em consideração a tomada de decisão por resultado de pesquisa. Ã% necessária uma avaliação minuciosa do questionamento para minimizar os riscos.
Muito boa essa comparação com a piada acima. Dou aula de atendimento e vendas, na próxima aula falarei sobre pesquisas de opinião e levarei essa piada para a sala de aula como forma de exemplificar o assunto.
Parabéns!!!
As duas coisas devem estar alinhadas. As pesquisas são instrumentos de apoio a tomada de decisões gerenciais. Por isso, precisa ser muita bem conduzida para evitar problemas. O objetivo (POR QUE PERGUNTAR) precisa estar muito claro desde o início e além do cuidado com o questionário aplicado (O QUE E COMO PERGUNTAR)é importantíssimo também a escolha do formato, método de coleta e o tamanho da amostra. Outro fator não menos importante é a avaliação dos resultados. Supondo, pois que tudo tenh
Acessem a palestra de Malcom Gladwell no endereço abaixo! Fala muito bem disso contando uma historia sobre o consultor Howard Moskowitz.
http://www.ted.com/talks/lang/eng/malcolm_gladwell_on_spaghetti_sauce.html