Com sua experiência como biógrafo de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda – Além de autor de livros de reconstituição histórica sobre a Bossa Nova, Ipanema e outros- Ruy Castro tornou-se uma autoridade no gênero biografia. Neste curso, ele revela os segredos da especialidade, narra o making-of das suas próprias biografias e fala dos percalços e alegrias de se mergulhar na vida de grandes personalidades.
O curso consta de quatro aulas, cada qual com um tema incluindo a escolha do biografado, a apuração, a escrita e a edição. Os temas abordadospassam por desde como escolher um biografado até a maneira de escrever, ássando pelas técnicas de pesquisa e investigação, localização das fontes – o mínimo necessário de entrevistas e entrevistados e como fazer as entrevistas, incluindo macetes adquiridos pelo autor em 40 anos de profissão.
Ruy Castro é um escritor tento, detalhista e disposto a desvendar qualquer história. Ele já escreveu sobre a bossa nova, a vida de Nelson Rodrigues (“O anjo pornográfico”, 1992), de Garrincha (“Estrela solitária”, 1995) e de Carmen Miranda(“Carmen – Uma biografia”,2005). Contou também uma breve história sobre o Rio (“Carnaval no fogo”, 2003) e montou sua própria enciclopédia sobre Ipanema (“Ela é carioca”,1999). Detentor de quatro Prêmios Jabuti – é jornalista – já passou por todos os principais órgãos da imprensa brasileira. Na última safra de livros lançou “Terramarear – Peripécias de dois turistas culturais” (2011), com Heloisa Seixas e em 2013 “Morrer de prazer – Crônicas da vida por um fio”, pela nova Foz Editora, e o mais recente “Letra e Música” lançado em dezembro, pela CosacNaify.
A carga horária total é de 8 horas, divididas em 4 encontros e o curso é aberto a todos os interessados. As inscrições até 31/03/2014 ou até acabarem as vagas.
Dias 31 de março e 1, 7 e 8 de abril (segunda e terça, das 20h às 22h).