Segundo José Salibi Neto, cofundador e CKO (Chief Knowledge Officer) da HSM, o objetivo da empresa é preservar os livros dos gurús que a empresa traz para os seus seminários nacionais e internacionais em administração. “Alguns livros de negócios necessitam de um tempo de maturação mais longo, o que dificulta a estratégia comercial das editoras. Nosso objetivo é preservar as obras de nossos gurús”, comenta Salibi, que também é editor da revista do grupo, a HSM Management.
Richard S. Tedlow é professor de Administração de Negócios na Harvard Business School. Seus títulos anteriores incluem Andy Grove – eleito pela BusinessWeek um dos 10 melhores livros de 2006, 7 Homens e os impérios que construíram (editora Futura) – eleito pela BusinessWeek um dos 10 melhores livros de 2001; e The Watson Dynasty.
Este é um livro bem pesquisado e contestador, que mostra de maneira convincente que, mesmo num mundo caótico e incerto, o sucesso é uma opção e não apenas um golpe de sorte. Através de mais um trabalho inovador, os autores colocam no ar a seguinte pergunta: por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não? Com base em nove anos de pesquisas, Collins e seu colega Morten Hansen enumeram os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, focando não apenas o desempenho, mas também os cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam. Foram estudadas companhias que alcançaram o sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar. Os pesquisadores compararam essas empresas com um conjunto formado por organizações que não tiveram o mesmo sucesso em cenários muito semelhantes.
Jim Collins começou sua carreira de pesquisador e professor na Stanford Graduate School of Business, onde recebeu o Distinguished Teaching Award em 1992. Em 1995, fundou um laboratório de gestão em Boulder, Colorado, onde atualmente realiza pesquisas e dá consultoria para executivos dos setores corporativo e social. Collins é diplomado em administração de empresas e ciências matemáticas pela Stanford University, e recebeu diplomas honorários de doutor da University of Colorado e da Peter F. Drucker Graduate School of Management, da Claremont Graduate University.
Morten T. Hansen é professor de gestão na University of California, Berkeley (School of Information) e na INSEAD, França. Ex-professor da Harvard Business School, é Ph.D. pela Graduate School of Business da Stanford University, onde recebeu o prêmio Jaedicke por performance acadêmica de destaque. Morten também foi consultor na área de gestão do Boston Consulting Group em Londres, Estocolmo e São Francisco.
Este livro é o primeiro resumo conciso e de fácil compreensão do pensamento revolucionário de Michael Porter. A obra mostra como as ideias de um dos mais importantes pensadores de estratégia são atemporais e nunca perderam sua relevância e atualidade. Ainda que o mundo empresarial tenha tido acesso a novas ideias sobre negócios, o livro de Magretta deixa claro que os conceitos apresentados por Porter continuam essenciais para o dia a dia de quem busca o sucesso de uma organização. Utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva, Joan Magretta usa sua larga experiência em negócios para oferecer ao leitor possibilidades reais de colocar os conceitos de Porter em prática, por meio de exemplos atuais. O texto aborda os principais conceitos sobre estratégia como: as cinco forças, vantagem competitiva, cadeia de valor, diferenciação, custo relativo e estrutura do setor. Além disso, mostra de maneira clara e exemplificada os equívocos mais comuns cometidos pelas organizações e seus líderes.
Na próxima semana, durante o HSM Expo Management 2012, a HSM Editora deverá lançar mais algumas obras de destaque em gestão empresarial e liderança. O evento ocorre de 5 a 7 de novembro, no Transamérica Expo Center. Vale a pena conferir!