Haiti e o futuro

Um dos exemplos claros do poder da cultura – e aqui me refiro aos valores, costumes, crenças e tradições – está na superioridade da opção do exército brasileiro ao americano para atuar em nome da ONU no Haiti. Estou citando o trabalho realizado por nossos ´pracinhas´ – principalmente antes do trágico terremoto. A ordem foi mantida naquele país, ao longo de mais de quatro anos, muito mais pela abordagem humana do que a administrativa. Somos um povo mais próximo e mais identificado com os haitianos. Não é só o futebol que faz a diferença. Seria impossível exercer algum tipo de influência, se nosso pessoal não compreendesse o significado da carestia, da ausência de uma melhor estrutura na favela, e dos pequenos e importantes detalhes como a irregular coleta de lixo e o ciclotímico abastecimento de água.

Seria um desastre depender da força militar ou do poderio físico. A complexidade e a diversidade que o mundo nos impõe hoje, torna obsoleta a tradicional solução comando e controle. Não existem mais botões sobre o painel, onde apertamos e o efeito é imediato. As mudanças e seus estímulos transitam pela cultura – onde conversa, compreensão, sinceridade e autenticidade ganham peso extraordinário.

Por crer nisso é que estou neste exato momento, em meio a mais de seis mil jovens (a grande maioria com menos de vinte anos). Refiro-me à Campus Party – o maior evento de tecnologia, cultura digital e entretenimento em rede. É uma experiência única. Recomendo a todos que estiverem em posição de liderança e direção. Para um autêntico baby boomer como eu, é uma fonte inesgotável para as minhas mais recentes bandeiras: Nativos Digitais e o futuro do emprego. Acaba sendo duplamente enriquecedor.

Respirar esta atmosfera é ter uma noção de como será o futuro e nosso ambiente de trabalho. Cada vez mais o vetor digital ganha força a ponto de em poucos anos ser o mais importante fator a gerar transformação na sociedade. E como bem sabemos, não é a tecnologia em si que traz a mudança, mas como a sociedade vai adotá-la no seu dia a dia. É por isso que este ambiente em que me encontro é mais do que uma aula magna. É um verdadeiro curso de pós graduação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima