As equipes de trabalho enfrentam nas organizações uma série de situações que põem à prova a capacidade e a determinação do individuo, da liderança e consequentemente do time.
Toda equipe precisa de orientação, na fase inicial mais ainda, já que esse é o momento experimental, os integrantes não sabem ao certo o que fazer e para onde ir, estão inseguros, não desenvolveram a confiança nem o compromisso, mas interagem entre si, estão abertos e aceitam ser conduzidos. Da fase inicial passa-se para a aliança, onde se constrói confiança mútua, compromisso com metas comuns, nesta etapa a auto-estima cresce e as responsabilidades são compartilhadas, as pessoas passam a agir como time motivado e integrado em busca dos objetivos definidos e claramente comunicados.
Por fim, é preciso que o líder se relacione com a equipe para estimular a renovação e revitalização, de modo a evidenciar e oferecer novas visões, apoiando e reconhecendo o esforço do time. De certa maneira a visão da liderança transforma e unifica todas as visões individuais em uma visão abrangente para que todos se unam e cooperem efetivamente “uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação.” Já dizia Mandela.
O esporte nos ensina que times quando bem integrados tornam-se insuperáveis em sua capacidade de produzir soluções de qualidade. Um time é uma importante fonte de aprendizado em varias áreas já que as pessoas podem aumentar sua aptidão no nível da tarefa e da técnica. Enquanto o conjunto luta no processo de crescimento mútuo os integrantes adquirem novos conhecimentos e habilidades interpessoais. Para se participante de uma equipe é preciso aprender o todo e não apenas aspectos específicos da própria tarefa, de forma que o desempenho seja permeado de criatividade, arte e alegria O processo para formar times vencedores não é fácil e não ocorre da noite para o dia, mas pode ser alcançado através do trabalho e apoio de uma liderança ousada e corajosa. Foi o que fez Nelson Mandela, trabalhou incansavelmente, articulou, superou obstáculo, manteve o foco, persistiu no propósito, fez da adversidade o motivo para agir e a força tornou-se proporcional ao tamanho dos perigos que enfrentou.
Entender e apreciar diferenças dentro destas dimensões é uma necessidade para o Líder na formação de times vencedores, tendo como base fundamental para o sucesso a mais antiga das técnicas “A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo.” (Mandela)
A vida organizacional não é muito diferente dos esportes. Exige que os participantes atuem em uma rede de relacionamentos influenciados pela complexidade global, que tenham capacidade de percorrer caminhos sinuosos, que saibam entender as interconexões da diversidade mantendo o senso de autoconfiança e o valor do coração.
Ângela
Ótima narrativa. Gostei muito da frase “Aeducaçao é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo” quem dera se todos os lideres fossem como Mandela.
Parabéns!