Todo supermercado para sobreviver tem que ter na excelência em custos sua principal orientação estratégica, devido à utilização de margens baixas na comercialização; porém estas podem se reverter, em margens de lucros atrativas, tanto quanto tiver excelência na redução de seus custos.
Vamos voltar um pouco no tempo e lembrar como era a estrutura de negócios que suportavam o ramo supermercado na década de 70 a 80, começou com a transformação de grandes mercearias e quitandas em
Quando aumentou a concorrência entre as grandes redes, outros pontos de sustentação começaram a ser tão importantes quanto à disponibilidade de produtos, o custo desta estratégia começou a ficar insuportável. Muitas redes tiveram problemas de continuidade, inclusive podemos dizer que muitos chegaram à beira da falência.
A solução encontrada foi MUDAR para NÃO MORRER.
“Ter o produto certo, na hora certa, no melhor preço e menores custos”.
Mas como teriam estas informações da maneira mais confiável; uma destas redes investiu na tecnologia de informação; informatizou todas suas lojas rentáveis; as outras não rentáveis, foram vendidas ou fechadas (reengenharia). No início parecia que estavam indo contra a maré e que seria resultado de queda no faturamento ou na lucratividade.
Hoje se sabe que foi uma mudança estratégica muito importante, que virou o jogo completamente, quando passou a utilizar a Gestão de clientes como fonte de informação para gerar excelência em custos. Como?
Com a informatização os seguintes dados começaram a ser armazenados:
Entrada e saída de mercadorias, Lucratividade gerada por produto e empresa, Timing de vendas e necessidade de estoques, entre outros dados. Outra iniciativa inteligente foi o lançamento do cartão de afinidade, onde em troca de um cadastro do cliente, a rede disponibilizava descontos em produtos de época e de vez em quando um brinde de recall.
As
Estas
Os bairros refletem o poder aquisitivo dos consumidores que freqüentam as
Acredito que não será difícil adivinhar de qual rede estamos falando, apenas considero importante espelhar-nos neste exemplo de coragem e determinação frente a uma crise; aprendendo com o exemplo e na medida do possível copiando.
Parabéns Sr. Abílio.