Olá Fanáticos por Pipoca,
Tenho na memória as delícias que minha avó, Conceição Soares Faria (1919è2003), Vó Ceição para os “íntimos netos”, era capaz de fazer na cozinha.
Pastelão, coxinhas, doces, bolos, geladinhos, entre outras delícias fartavam não somente seus netos, mas também a todos os que passeavam pela praça central da cidade de Penápolis, interior de São Paulo,
Podemos dizer então que minha avó, sem Pós-Graduação, sem MBA e sem demais formações consideradas básicas, aplicava em seu empreendimento o que conhecemos como PRODUTO è PREÇO è QUALIDADE è SERVIÇO. (estamos falando do final dos anos 70, início dos anos 80).
Na evolução teórica sabemos que tudo começou com PRODUTO, que evoluiu para PRODUTO e PREÇO, depois PRODUTO, PREÇO e QUALIDADE, e assim por diante. Juntou-se a essa teoria MARCA, VALOR AGREGADO, RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, RESPONSABILIDADE AMBIENTAL e muitos outros que já passaram ou ainda passarão, criando novas “ERAS” de consumidores e seus interesses de relacionamento.
Conquistar e acima de tudo “ENCANTAR” um Cliente está cada vez mais difícil, pois as mudanças de comportamento nos deixam diariamente defasados frente suas necessidades.
E é por isso que não podemos perder um único momento de contato, não podemos perder uma única oportunidade de fazer a diferença, de criar, de inovar, de gerar satisfação e de demonstrar nosso Fanatismo por este, que “ERA” após “ERA” está sempre lá: o CLIENTE.
Tenho certeza que minha avó era Fanática por seus Clientes, pois além de inovar, fazia seus produtos com Amor e Qualidade, o que era percebido inclusive por seus Concorrentes, que como eu, eram Fanáticos por suas Delícias.
Como legado, tenho certeza que a “Simplicidade das ações” e “Amor ao que se faz”, foram lições aprendidas e que compartilho com vocês, na intenção de demonstrar que para ser Fanático pelo Cliente não necessitamos única e simplesmente gastar milhões, desenvolver projetos complexos ou montar equipes gigantes.
Tenho certeza, que na simplicidade de um Carrinho de Pipoca, pode estar o Fanatismo que tanto buscamos…
Abraços,
Alessandro Xavier
Fanáticos pelo Cliente
Ohh Saudades, fiquei bastante emocionado ao ler o texto sobre a vovozinha, você relatou exatamente como foi a passagem dessa “empresaria sem letra” que sabia muito sobre o produto que fabricava e acima de tudo era fanatica não só pelo cliente como pelo trabalho. Mais uma vez parabéns, agora além do excelente conteudo dos seus textos estão emocionantes também, obrigado pela Emoção!
Abraços
Olá meu sobrinho/afilhado predileto! concordo plenamente com vc. e ainda digo mais sua vó não era só fanatica por seus clientes tinha tb. orgulho de vender seu produto p/ o prefeito o promotor da cidade, alem dos frangos que vc. nem comentou, era o melhor da cidade ,ela matava limpava e temperava a madame só colocava para assar, lembrados por muitos até hoje, no domingo estive lá com minha madrinha, que comentou sobre isso. Parabens pela art. ela tinha no sangue o dom de fazer clientes/amigos
Oo vó ceição, com certeza lendo isto deu saudades até na neta caçula que nem conhecia esta história do carrinho de pipoca, mas que se deliciou bastante com os pasteizinhos, coxinhas e geladinhos.
Muito boa a comparação entre nossa grande avó empreendedora em seus negócios, que com certeza amava o que fazia e por isso o GRANDE SUCESSO.
Amar o feito com simplicidade!
Beijos primo!
Alê,
Senti o cheiro da pipoca !!!
É verdade, os clientes da Vovó eram, sem dúvida muito especiais pra ela, ela tratava a todos e a cada um com deferencia e simpatia !!
Nossa querida e saudosa Vovó nos ensinou muito com toda sua falta de cultura e grande sabedoria !!
Parabéns pela excelente matéria !!
bjs, Viva.
Bom Dia,
Alessandro, trabalho no serviço público, portanto, sou fanática por usuário do serviço público.
Você poderia escrever sobre o referido assunto, assunto?
SERVIÇO PÚBLICO – QUALIDADE – USUÁRIO
(esquema extremamente básico)
Grata
Márcia A Santilone
Alessandro
Bom dia!
Li seu texto no blog “Fanáticos pelo Cliente”, na Cliente S/A.com e me interessei muito pelo seu conteúdo.
Trabalho na gerencia de Gestão de Mudança e Qualidade de uma empresa de telefonia móvel, e em nossa área desenvolvemos um programa de “Voz do Cliente”, buscando conhecer as necessidades dos nossos clientes transformando-as em ação.
Em sua opinião, qual o segredo para um relacionamento personalizado com cada cliente, superando suas expectativas?
É, meu sobrinho, minha “véinha” era fantástica mesmo. Além de cuidar e encantar os clientes ela nos ensinou muito mais. Em abril de 2001, quando, por seus feitos, foi homenageada na Câmara Municipal de Penápolis, uma das frases que eu falei foi esta:
“Ensinou-nos a importância da honestidade; ensinou-nos a fazer tudo com muito amor; ensinou-nos a qualidade no serviço realizado; indicou-nos o caminho religioso; ensinou-nos dignidade; por fim, ensinou-nos a vida, a qual havia nos dado”. Abraços