A Rádio Eldorado mantém uma linha direta com seus ouvintes,via internet, fazendo enquetes diárias sobre diferentes assuntos, através do site http://www.territorioeldorado.com.br/radioblog
Recentemente fez um debate sobre telemarketing e procurei saber a opinião dos ouvintes e constatei que:
· Diferentemente do que comumente se alardeia por ai, o televendas ativo não é mais motivo de tanta irritação e revolta. Mesmo sendo considerado um tanto invasivo e muitas vezes inoportuno, foi citado várias vezes como algo bem legal, com operadores simpáticos, educados e esforçados.
· Pior mesmo é a avaliação dos contact center’s, em especial daqueles que fazem atendimento de empresas prestadoras de serviços públicos ou monopolizados ( telefonia, energia elétrica,cartões, bancos,TV’s a cabo). As reclamações começam desde a demora de atendimento, passam pelo tempo de fila (odeiam as mensagens!!!) e tragédia das tragédias, chegam aos atendentes, que consideram mal educados, incompetentes para entender o problema e , pior ainda, para buscar uma solução.
Está cada vez mais difícil defender nossa atividade, porém acho que os atendentes são os “para – choques” das más empresas que teimam em criar critérios absurdos, dificultando ao máximo a vida dos clientes, exceto quando querem nos vender alguma coisa. Neste caso é só alegria!
E você acha de quem é a culpa?
Parte da culpa está na má remuneração que nossa area pratica, a outra parte está nas empresas contratantes que exigem que se montem operações do dia para noite, não dando tempo para as empresas de call selecionarem adequadamente a mão de obra, o cliente tambem tem culpa pois não lê contratos dos produtos que as instituições oferecem e depois fica fazendo solicitações impossiveis. Tem outros culpados mas se fosse listar todos eles iria com certeza faltar muito espaço para escrever.