Olá, internautas! A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção São Paulo (ABO-SP) inaugura agora, em parceria com o portal da Revista Cliente S/A, mais um canal de comunicação: o Blog Ouvidoria. Nós acreditamos no poder da internet para difundir o conhecimento, trocar experiências e encurtar as distâncias. Esse é o nosso objetivo neste blog, estimular a reflexão e interação sobre o papel e a importância das ouvidorias em uma sociedade democrática como a nossa. Você pode e deve contribuir conosco: envie sugestões, críticas e até relatos sobre suas experiências como ouvidor ou como profissional com atuação em Ouvidoria para o e-mail [email protected].
A ouvidoria no Brasil vive um momento muito delicado. Há um forte crescimento do setor, principalmente após a Resolução 3477 do Banco Central, que obrigou todas as instituições financeiras a criarem suas ouvidorias. Além disso, há um conhecimento maior dos consumidores/usuários sobre seus direitos, o que fazem com que eles requisitem cada vez mais esse tipo de atendimento.
Por outro lado, há que se lembrar que não é toda empresa que está preparada para oferecer esse tipo de serviço. É preciso uma maturidade administrativa capaz de dar a autonomia e a estabilidade necessária ao responsável na função; enxergar na ouvidoria uma importante ferramenta de gestão; deve-se compreender que esta não é apenas mais uma forma de atendimento; ouvidoria e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) são coisas diferentes. Quando há a instalação de uma ouvidoria apenas pro forma, perdem cliente, empresa e, acima de tudo, as próprias Ouvidorias, que necessitam do prestígio e reconhecimento dos usuários.
Abrir uma ouvidoria em sua empresa é abrir as portas para a cidadania. É mostrar aos seus clientes que você os reconhece e os respeita. Para Edson Vismona, ex-presidente da ABO Nacional, o ouvidor “exerce uma função de caráter público, mesmo que atuando em uma instituição privada”.
É para isso que trabalha a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusman – Seção São Paulo. Nossa missão é desenvolver, disseminar e fortalecer a instituição ouvidoria, por meio da representação e qualificação dos profissionais. Este Blog é mais um caminho por onde buscamos nosso objetivo.
Fiquei muito feliz de saber que poderemos contar agora com um blog específico para debatermos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Ouvidoria.
Parabéns pela iniciativa! Os objetivos da Ouvidoria pública e privada merecem ser disseminados porque visam o crescimento desta importante função nas empresas e órgãos públicos, além da luta em ampliar a autonomia e preservar a estabilidade. Como poderia haver sucesso sem luta?
Tenho orgulho em acompanhar o trabalho da ABO/SP e constatar a seriedade e transparência desta gestão.
Esse novo canal de expressão e de interlocução representa um grande avanço à medida que possibilita a aproximação entre os profissionais e estimula o debate, tão importante para consolidar a instituição Ouvidoria. Parabéns à ABO-SP pela iniciativa.
A criação do blog voltado para todos os profissionais que atuam em ouvidoria materializa o empenho e compromisso da ABO SP para a valorização profissional. O ambiente ao qual ele está inserido é dinâmico, atual e com certeza motivará os debates, o que é muito positivo. Com muita alegria recebemos esse presente!
Regina
De fato nós que acompanhamos mais de perto pegamos “carona” nesse sucesso. É gratificante!
Parebéns aos organizadores deste importante espaço de interação.
Acredito que a troca de conhecimento traz crescimento a todos – indistintamente . Esta é a mágica da Sociedade do Conhecimento – “eu não perco o meu conhecimento quando entrego ao outro”. A cooperação mutua, o aprofundamento das discussões e o compartilhamento das melhores práticas que este blog pode propiciar, fortalece o Instituto da Ouvidoria e exercita a participação.
A intenção da ABO é aproximar-se de seus associados e abrir espaços de discussão e informação.
Parabéns associados da ABO por mais essa conquista.
Estou concluindo curso MBA Gestão Empresarial solicito por gentileza material a respeito Ouvidoria nas instituições financeiras e resolução 3477para auxiliar-me no desenvolvimento na minha monografia.
desde ja agradeco
Joseleine
Parabéns à ABO-SP e à Revista Cliente S/A, pela criação de mais um um canal de comunicação. Todos nós, que temos alguma relação com o tema, com certeza só temos a ganhar com essa iniciativa. A troca de conhecimentos através desse Blog será muito importante para o fortalecimento da Instituição Ouvidoria no país.
É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.
É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.
É com grande satisfação que parabenizo a todos da ABO-SP pela iniciativa em disponibilizar mais um espaço democrático para troca de experiencias e aprendizado.
Pessoal,
Preciso de um modelo de documento relatando a apreciaçao do Relatório de Ouvidoria Semestral, elaborado pelo auditor interno. Por favor se alguém tiver favor enviar por e-mail.
Grata,
Claudia
Por gentileza preciso esclarecer 2 questões:
A Ouvidoria está sob Drecreto Lei 6523?
A Ouvidoria agora será denominada como Central do Cidadão e Atendimento? não mais Ouvidoria?
Agradeço a gentileza do retorno.