Nas grandes empresas, extremamente departamentalizadas a implantação de projetos corporativos (participação de todos os deptos) se torna cada vez mais um grande desafio!
Afinal para os departamentos serem eficientes, terem foco em KPIs específicos é enquadrado como maior segredo para o sucesso, mas a dificuldade esta em conciliar interesses divergentes.
Vamos brincar um pouco tentando entende-los – Imagine que sua empresa tenha esta equação como objetivo:
(1 + 1 + 1) = 3
Parece claro, lógico e incontestável esta afirmação matematica, até no prézinho todo mundo sabe!
Quando vamos entender cada depto é que a coisa pega!
Área Financeira – Objetivo principal – Reduzir custos e Aumentar receitas
“se for para negociar pagamentos o resultado tem que ser 2 ou até 2,5“
“se for para receber esta conta deveria dar 4“
Área Marketing – Objetivo principal – Entender e conquistar participação de mercado
“acho que se investir em propaganda podemos chegar à3,5“
“nossos concorrentes estão trabalhando á 2,5, vamos fazer uma campanha a 2,4“
Área de Supply Chain – Objetivo Principal – produzir e entregar sem sobras ou faltas
“A 3 temos que melhorar os processos para reduzir nosso custo operacional”
“por este preço de frete vou ter que entregar de bicicleta ou precisamos vender a 3,5“
Área Comercial – Vender , Vender, Vender
“será que posso fazer por 2?”
“esta venda é estratégica“
Cada um na sua e o resto fica pra depois! Tô certo?
Como chegar num acordo? com objetivos variando de 2 a 4?
O segredo é tentar encontrar um denominador comum (acho que nas escolas não ensinam mais isto – procure no google)ou melhor um objetivo que satisfaça todos sem comprometer seu objetivo inicial.
Se até na politica isto dá certo, porque não vai dar em sua empresa.
Basta colocar todos juntos ao redor da mesma mesa, trancar a porta da sala e colocar um “bode na sala“
Se não conhece a historia do bode na sala, não esta pronto para este tipo de projeto.
Sua conclusão é que, às vezes, para resolver um problema, é preciso criar artificialmente outro maior. Todos estarão voltados a resolver o problema do bode do que seus problemas pessoais ficaram em segundo plano.
Quer um exemplo de um bode?
Nossas ações estão caido e precisamos reverter!
Tem sobra de estoque no centro de distribuição – prejuízo à frente!
Vai faltar produto até nos nossos cocorrentes! Vamos manter os preços?
Qual seria o bode a colocar na sala da sua empresa?
Ótimo artigo Mazza, parabéns…
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