Gestão de Clientes um projeto pioneiro…
Acredito que você amigo leitor sabe o que quer dizer “projetos pioneiros“?
É só lembrar-se daqueles filmes de “bang – bang” americanos, onde colonos saiam para o Oeste, sem saber para onde deveriam ir (não existiam estradas, placas indicativas ou como nos dias de hoje GPS.), somente estrelas e “rumo”; sem saber o que iriam precisar na viagem e nem quantos dias eles iriam levar para chegar onde nem eles mesmos sabiam onde era? Somente sonhos e esperanças de um futuro melhor.
E somente alguns chegavam na “terra sonhada”, isto porque índios, ladrões e animais selvagens se tornavam obstáculos intransponíveis e que quase sempre matavam todo mundo; nem todo mundo que saia chegava ao final.
Traduzindo, toda vez que alguém te chamar para um projeto ou iniciativa e te disser que você será pioneiro, prepare-se você vai apanhar muito, levar muita flechada, vai se deparar com inúmeras armadilhas; vai muitas vezes se sentir perdido, sem direção, sem onde se orientar; muitas vezes até se sentirá traído por falsos amigos, cheio de índios no seu encalço e pior no final se você chegar vai ser lembrado como quem começou, mas não o grande conquistador que veio depois! Este sempre levará os méritos.
Você já viu algum monumento ao pioneiro desconhecido?
Com certeza não e já assistiu a mais filmes sobre pioneiros ou sobre os colonizadores?
Então com esta analogia comecei a entender o que é era este tal de CRM?
Ter sucesso então exige primeiramente uma mudança cultural muito grande para uma empresa que atua em mercados de massa e requer uma decisão forte e determinada e que sempre no final dará certo, se ainda não deu é porque não chegou ao final. Em contrapartida o insucesso esta diretamente ligada ao não atendimento desta mudança.