Presidentes, Diretores, gerentes e a alta liderança, não executam!
Quem “põe a mão na massa”, quem “carrega e afina o piano”, não aparece na foto!
Srs Donos , Presidentes e membros das Lideranças, tenho uma notícia para vocês!
Se não investirem na capacitação de seus COLABORADORES, aquelas estratégias mirabolantes, o investimento em tecnologias estonteantes e todo o recurso investido não vai dar resultado!
Tenho visitado muitas empresas, fazendo treinamentos e capacitações e fica claro, límpido e transparente a importância dos colaboradores para o sucesso das empresas e de como o investimento em capacitação e treinamentos gera retornos imediatos
Não importa se o objetivo da sua empresa é “dominar o mundo“, como as empresas americanas ou “crescer com lucros calculados“, conforme as organizacões europeias ou seguindo o modelo das empresas chinesas e indianas “eu faço melhor e mais barato“, ou ainda se tens o pensamento de “se o presidente não atrapalhar eu chego lá“, conforme o jeito brasileiro – as empresas sempre têm como objetivo principal ter receitas maiores e custos menores.
Para melhor entendimento, vamos fazer uma analogia com o jogo de xadrez
No jogo de xadrez o objetivo é ganhar colocando o rei adversário em uma situação de “xeque-mate“, sem saída. Para que isto ocorra, cada participante adota estratégias ou caminhos que permitirão este resultado.
Mas, para isso, quais estratégias adotar? Como em uma guerra, temos ataques frontais, enfrentando o exército inimigo de frente, e ataques pelos flancos, aqueles que comem pelas beiradas, a força da cavalaria aliada, uso das torres como proteção e principalmente para os principiantes, uso dos super poderes da Rainha para desbancar o pobre Rei que só anda uma casa por vez.
Pensando na sua empresa, responda:
1. Qual ou quais os seus objetivos e suas estratégias de curto, médio e longo prazo?
Lembre-se: objetivos são os resultados a serem buscados e as estratégias são o como, e você e seus colaboradores irão alcançá-los. Sem objetivos e sem estratégias definidas, sua chance de sucesso é limitada. Se é o caso da sua empresa não adianta partir para novas iniciativas. Volte para a sua empresa imediatamente e identifique aonde querem chegar (objetivos) e como pretendem ir (estratégias).
O maior patrimônio ou a maior vantagem competitiva de uma empresa está em seus funcionários e isto não da pra ser copiado.
Feche os olhos e reflita:
- Como estamos tratando este patrimônio em minha empresa?
- Temos Colaboradores comprometidos com o sucesso da empresa ou funcionários desempenhando suas funções? Por quê?
- Investimos mais na preparação das pessoas ou nas festinhas e canetas?
- Como são classificados capacitação e treinamento pelo departamento financeiro – custos ou investimentos?
Como no jogo de xadrez, são os Colaboradores (peões) que enfrentam os inimigos!
O presidente ou a liderança, não encara clientes, muitas vezes nem sabe o que esta acontecendo lá no front!
Mesmo porque nas sedes das empresas, como nos impérios , instala-se as Cortes! cheias de barões, duques, baronesas e duquesas, que funcionando como um grande filtro das más notícias!
Nos treinamentos que realizo, sempre que possível convido os donos, presidentes e gerentes seniores, para acompanhar-me e visualizar como sua empresa e seus processos estão na pratica!
Não com o objetivo de julgar pessoas, mas sim como uma oportunidade de fazer uma análise do que precisa ser feito e sempre escuto deles ao final um
MUITO OBRIGADO pela oportunidade!
Boa semana!
@mfmazza – www.mfmazza.com
“o mundo é um mar de oportunidades, mas vocês precisa saber nadar”