Em curso de capacitação e certificação em ouvidorias voltado para o sistema financeiro provido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os participantes são convidados a refletir sobre a imagem abaixo:
O que ela significa para? Quem o peixe estaria representando?
O treinamento iniciou hoje a sua 13ª turma. Nesse tempo, muita coisa já foi dita. Em geral as respostas ficam todas dentro da mesma linha.
Defesa
O peixe usa a barbatana para parecer maior ou mais perigoso. É uma forma de proteção. Ele seria o cliente, que, ao ligar nos canais de atendimento, ameaça o banco com o Código de Defesa do Consumidor, antes mesmo de explicar toda a sua queixa. É uma forma dele tentar se igualar ao tamanho da instituição.
Ponto de Vista
Dependendo do ângulo, você verá um tubarão. Se olhar por outro lado, vai enxergar apenas um peixinho. Essa é a empresa. Para um cliente insatisfeito, ela é um monstro. Porém, quando se dispõe a ajudar na resolução do problema, ela se torna inofensiva aos olhos do consumidor.
Não é o que parece
O peixe é a reclamação. Em um primeiro momento pode parecer algo muito mais complicado. Mas, quando melhor analisada, a “bomba” não é tão grande assim. O oposto também é valido nesse caso.
Não existe uma resposta correta.A imagem afeta cada um de uma forma. Hoje surgiu uma nova visão, que é a que mais agrada o autor que voz escreve, embora ela nunca tenha sido pensada.
O peixe da imagem representa os funcionários de uma instituição. Qualquer um deles, não importa o nível hierárquico. A barbatana é a empresa. Juntos eles formam um tubarão. Não é fácil suportar o peso da instituição nas costas. Requer esforço. Porém, se dermos conta do recado, não há predadores para essa união.
Assim também é o ouvidor. Cada vez que a ouvidoria intercede em um caso, seja sugerindo ou mudando um processo dentro da empresa, todos ganham. Vestir a camisa da empresa não significa esquecer do cliente.
E você, o que enxerga na imagem?
Depende do ângulo de visão
O ponto principal é vestir a camisa da empresa sem esquecer do cliente.
A efetivação dos direitos dos consumidores é a razão de ser da Ouvidoria, dentro de um projeto ético político justo de democracia.
Este é o verdadeiro sentido de se fazer OUVIDORIA.
Parabéns pelo Blog.
Carlos Ferrara Junior