Sem a parceria comercial fornecedor + revendedor, esta tarefa seria praticamente impossível.
Não conheço o Wal-Mart, nem nunca trabalhei lá, mas imagino que o “Nirvana” será alcançado nesta parceria, quando caberá ao Wal-Mart, somente a contabilização dos lucros;
Ficando para os fornecedores a responsabilidade pela gestão dos estoques e dos preços de venda competitivos para um mercado extremamente dinâmico.
Imagino um futuro aonde teremos chips de identificação em cada produto da
Um futuro aonde os consumidores colocam os produtos dentro do carrinho e ao passar com ele sob um portal eletrônico, toda sua compra seja contabilizada e o debito enviado diretamente para a fatura do cartão.
Neste mesmo portal, um software de VMI ligado diretamente ao centro de distribuição do fornecedor, liberará a ordem de reposição de estoques e programação da entrega; bem como este sistema estará ligado a um processo de fabricação eletrônico que liberará a produção.
– Parece muito futuro?
– Pensa que será para daqui a 20 anos?
– Pensa que será somente para os seus filhos ou netos?
Cuidado, o futuro esta muito mais perto do que você imagina, mexa-se enquanto é tempo, ou o cavalo vai passar arriado e você vai perdê-lo e depois colocará a “culpa no governo” pela sua falta de visão.
Quantas vezes escutamos que os países emergentes, entre eles o Brasil, têm um crescimento no consumo principalmente porque estão melhorando a qualidade de vida de suas classes anteriormente chamadas de D,E,F,G…
Essa pressão de consumo tem reflexos imediatos na logística de entrega, não só para produtos acabados; como também para as matérias primas que serão transformadas.
Quantas vezes você escuta seu departamento de transporte lhe dizer: “não tem caminhões disponíveis”, “as transportadoras estão elevando o custo do frete”, “tem fila nas concessionárias para compra de caminhões novos”.
Tudo porque a DEMANDA esta maior que a OFERTA?
Não! A necessidade de transporte esta acima da previsão do mercado de transporte; uma bolha no consumo de caminhões ou uma modificação nos padrões históricos de crescimento conservador do mercado?
Corre uma piada nestes meios:
“Se cada chinês comer um pastel de carne a mais por dia, vai faltar boi no pasto”
Voltando ao caos no transporte,
O mesmo caminhão que antes servia para transportar batatas, hoje esta sendo disputado para transportar, sofás, televisores LCD, computador, carne de porco, leite longa vida.
Como então, as empresas podem melhorar o nível de serviço neste caos de transportes, como os seus clientes podem evitar as “dolorosas” perdas de vendas por falta de produtos no estoque?
Se eu te disser que estes problemas de falta ou sobra podem ser evitados, através de ações pró-ativas na gestão de estoques e demandas futuras.
Previsibilidade na necessidade de produtos com a antecedência necessária para reposição.
Gostou da idéia?
https://www.youtube.com/watch?v=eob532iEpqk
Bem Vindo ao mundo do VMI.