Se não dá para os estudos e não sabe jogar futebol, só resta ser vendedor.



Como tenho trabalhado muito em capacitação de equipes de venda, um ponto importante e relevante tem sido capaz de resultados positivos ou de catástrofes. Qualidade no atendimento.


Ontem mesmo, devido á um atraso de 1:30h no vôo, acabei perdendo minha conexão, felizmente tinha outro vôo em outra Cia. que poderia fazer meu dia não ter sido desastroso. Imagine como estava meu humor ao me dirigir à loja de passagens, se o Papa me fala-se algo atravessado eu o atropelaria.

 

Para meu espanto, a atendente ao saber o acontecido, me ofereceu o novo bilhete com a menor taxa e disse ter entendido o transtorno causado pelo outra empresa e que gostaria com isso de amenizar minha frustração.


Esta moça de nome Karina Jarek da Trip linhas aéreas Aeroporto / Curitiba poderia ter me atendido mal como todas as outras atendem, mas não; se colocou no meu lugar (na pele do cliente) e realizou o verdadeiro atendimento.


 


Porque estou enfatizando a equipe de vendas em uma estratégia de CRM / Gestão de Clientes?


Se você ainda não notou, pense


1 – Quem interage diretamente e frequentemente com seus clientes?


2 – Quem é a verdadeira imagem de sua empresa?


 


Se um cliente encontrar um vendedor de sua empresa:


Avançando o sinal vermelho; de porre na frente de uma boate todo o sábado de madrugada; chutando o cachorro na porta da igreja; todo desarrumado; barba sem fazer e com boca de túmulo.


A quem ele vai associar este tipo de comportamento?A SUA EMPRESA


Afinal escolhemos para ficarem do nosso lado aqueles que são iguais a nós!

 

Desde que alguém no mundo precisou de alguma coisa que não tinha em seu poder e que outra pessoa o tinha estabeleceu-se um relacionamento que passou a ser chamado de negociação ou venda. Muitas foram às maneiras que permitiram que esta troca de posse de um ou mais coisas, quer seja troca, posse por violência ou roubo ou com a invenção do escambo e no final o dinheiro.


Neste sentido, passou a existir um nome para quem provinha alguma coisa para outro: VENDEDOR OU NEGOCIANTE (depende da etnia desta pessoa, tenho certeza que para os judeus o termo é negociante).

Podemos então dizer que esta é a profissão mais “velha” do mundo, mas que durante toda a nossa existência não foi aprimorada de um modo geral; sempre foi alvo de preconceitos e sempre colocada em segundo plano no ambiente social. Antigamente, vendedor era sinônimo de falta de preparo ou até de inteligência:

 


Se não dá para os estudos e não sabe jogar futebol, só resta ser vendedor.


 


Hoje em dia, saber entender a importância do trabalho de uma equipe de vendas é o fator diferencial entre o fracasso e sucesso de uma empresa,mas em muitos casos falta a preparação destas pessoas, para deixar de ser um vendedor para se tornar um profissional de vendas. Coloco este ponto como crucial por que estes profissionais são os cartões de visitas de sua empresa.

 

Os clientes percebem a sua empresa de acordo com o ponto de contato existente e isto pode estar sendo péssimo para seus negócios e você executivo não esta dando a devida importância.

 

Parabéns Karina e muito obrigado.


0 comentário em “Se não dá para os estudos e não sabe jogar futebol, só resta ser vendedor.”

  1. Sr. Marcos, gostaria de manifestar minha imensa satisfação ao ler seu comentário a respeito do meu atendimento, embora acredite que não fiz mais que meu dever – e também de minha empresa: o da constante busca pela satisfação do cliente. Acredito que podemos ser melhores a cada dia e é exatamente através do reconhecimento de pessoas como o senhor, que ganhamos estímulo para tal.
    Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima