O primeiro emprego não necessariamente se refere a candidatos inexperientes e jovens, mas pode ser também o alvo de pessoas com mais idade que buscam mudar de área profissional. Todo candidato têm algo em comum na hora de participar de uma entrevista de emprego: o nervosismo, mas, para as pessoas inexperientes, essa sensação é mais aguçada, pois eles não têm conhecimento do que será avaliado durante um processo seletivo. Com isso algumas dicas importantes:
1. Currículo: O currículo é a sua primeira impressão, então, após a sua elaboração, leia-o atentamente para que não seja surpreendido com perguntas sem resposta durante a entrevista.
2. Primeira Impressão: Esse é o ponto principal em uma entrevista, portanto, tente passar o melhor de você logo no primeiro momento, chegue no horário marcado, não fale gírias, evite usar roupas curtas, justas e de cores chamativas. Bonés e chinelos também devem ser evitados.
3. Atenção: Prestar atenção no que está sendo falado a você é muito importante, não gaste o seu tempo pensando no que pode ser perguntado depois. Estabeleçacontato visual e sorria, mas não exagere.
4. Sinais Corporais: Tente demonstrar tranquilidade e confiança no que está dizendo. Controle seus tiques, como por exemplo: mexer no cabelo, nos dedos, nas unhas, morder os lábios, entre outros. Não chore.
5. Interesse: Se não souber algo que está sendo perguntado, diga ao entrevistador a verdade, mas atenção: dizer somente as frases “não conheço” ou “nunca trabalhei com isso”, não ajuda em nada. Complemente da seguinte maneira: “não conheço, mas estou disposto a aprender”.
6. Dúvidas: É importante tirar todas as dúvidas em relação à vaga que está concorrendo e como serão as próximas etapas do processo seletivo.