“Síndrome do Lobo Mau e os Porquinhos”.



A grande maioria dos clientes e consumidores sentem-se (comercialmente) como um dos Porquinhos da história, por acreditarem-se pequenos e indefesos frente ao Lobo Mau (fornecedores) e temem que quando mais o Lobo Mau (fornecedores) souber a seu respeito, maior será o poder exercido por ele sobre o pobre e frágil porquinho.


Resultado: relacionamento totalmente fechado (casa de tijolos) e uma constante luta por informações “privilegiadas”, (Haja bafo!).


Esta “síndrome” passa a ser a maior barreira na implantação de qualquer estratégia de relacionamentos. Porém deixando os maus fornecedores e maus clientes de lado (não pense que os clientes são santos, mesmo você sendo um),

 

Peço que você analise comigo a cadeia de alimentação – PRODUTOS HORTÍCOLAS.


 


FORNECEDORES DE INSUMOS // PRODUTORES AGRÍCOLAS // ATACADISTAS // SUPERMERCADOS // CONSUMIDORES


 


– Quem nesta cadeia esta mais preocupado com o sucesso dos produtores agrícolas?

 

Os atacadistas que compram as verduras produzidas por ele ou os fornecedores de insumos agrícolas que vendem seus produtos para eles?

 

– Quer saber como fica mais fácil responder?

 

– Quem na cadeia esta mais preocupado que o outro elo tenha sucesso ou lucro?

 

– Quem será o maior prejudicado se nosso produtor agrícola quebrar e não pagar seus compromissos?


 

Resposta: FORNECEDORES.

 

Muita gente poderia pensar na parceria entre o atacadista e o produtor, afinal do que seria a vida do atacadista se não existisse o produtor para que ele “esfolar até o osso“?

 

Cada centavo que o atacadista conseguir tirar do produtor é um a mais que engordará sua margem de lucro (é como entregar ao Lobo a tarefa de cuidar do rebanho de ovelhas).

 

Outros poderiam pensar A dona de casa (consumidora) – será que ela esta preocupada com a justa remuneração do árduo trabalho realizado pelos produtores rurais?

Nem um pouco o que importa é comida na mesa e barata, o produtor que se exploda ou mais politicamente correto:

 

…ema, ema, ema, cada um com os seus problemas…

 

A analogia nos permite poder analisar o que pode estar acontecendo entre sua empresa e seus fornecedores e que se não formar verdadeiras alianças o futuro será muito difícil.






0 comentário em ““Síndrome do Lobo Mau e os Porquinhos”.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima