A grande maioria dos clientes e consumidores sentem-se (comercialmente) como um dos Porquinhos da história, por acreditarem-se pequenos e indefesos frente ao Lobo Mau (fornecedores) e temem que quando mais o Lobo Mau (fornecedores) souber a seu respeito, maior será o poder exercido por ele sobre o pobre e frágil porquinho.
Resultado: relacionamento totalmente fechado (casa de tijolos) e uma constante luta por informações “privilegiadas”, (Haja bafo!).
Esta “síndrome” passa a ser a maior barreira na implantação de qualquer estratégia de relacionamentos. Porém deixando os maus fornecedores e maus clientes de lado (não pense que os clientes são santos, mesmo você sendo um),
Peço que você analise comigo a cadeia de alimentação – PRODUTOS HORTÍCOLAS.
FORNECEDORES DE INSUMOS // PRODUTORES AGRÍCOLAS // ATACADISTAS // SUPERMERCADOS // CONSUMIDORES
– Quem nesta cadeia esta mais preocupado com o sucesso dos produtores agrícolas?
Os atacadistas que compram as verduras produzidas por ele ou os fornecedores de insumos agrícolas que vendem seus produtos para eles?
– Quer saber como fica mais fácil responder?
– Quem na cadeia esta mais preocupado que o outro elo tenha sucesso ou lucro?
– Quem será o maior prejudicado se nosso produtor agrícola quebrar e não pagar seus compromissos?
Resposta: FORNECEDORES.
Muita gente poderia pensar na parceria entre o atacadista e o produtor, afinal do que seria a vida do atacadista se não existisse o produtor para que ele “esfolar até o osso“?
Cada centavo que o atacadista conseguir tirar do produtor é um a mais que engordará sua margem de lucro (é como entregar ao Lobo a tarefa de cuidar do rebanho de ovelhas).
Outros poderiam pensar A dona de casa (consumidora) – será que ela esta preocupada com a justa remuneração do árduo trabalho realizado pelos produtores rurais?
Nem um pouco o que importa é comida na mesa e barata, o produtor que se exploda ou mais politicamente correto:
…ema, ema, ema, cada um com os seus problemas…
A analogia nos permite poder analisar o que pode estar acontecendo entre sua empresa e seus fornecedores e que se não formar verdadeiras alianças o futuro será muito difícil.
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Contra o ema ema ema, o ganha ganha. Correto?