TI em tempos de crise



Entendo a crise como um momento que nos permite transformar a realidade e aproveitar oportunidades que surgirão no período de sua superação.


O crescimento vigoroso dos últimos anos gerou riqueza, aumentou a adoção de tecnologias inovadoras, mas por outro lado atropelou as iniciativas que convergiam para a otimização dos processos operacionais das empresas.


Ou seja, se deslocou recursos e foco do ajuste contínuo e mandatório dos processos operacionais, para sofisticados projetos apoiados em tecnologia, em forma de consultoria e softwares de ponta.


É desta lacuna deixada que surgirão oportunidades neste período de crise. Todo o esforço aplicado para o ajuste dos processos operacionais determinará ganhos reais, que somados redundarão em um distanciamento da concorrência que, por sua vez, dará fôlego e capacidade às empresas, que assim agirem, para inovarem sem descolarem-se do básico.


Nesta direção, deixo aqui minha dica para sua agenda de TI durante a crise: dar foco na otimização dos processos operacionais (“fazer bem o básico”)!  


Por exemplo, aumente a aderência do ERP e do CRM aos seus processos; Melhore as integrações entre os diversos sistemas corporativos e departamentais; Substitua os componentes obsoletos, por outros que aproveitem os recursos dos softwares básicos (SO, SGBD, Application Server e demais elementos de um middleware SOA).

Tal agenda cumprida, certamente deixará sua empresa melhor do que entrou na crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima