Um cliente insatisfeito é sua grande chance!



Quando falo do poder da gentileza em minhas palestras, uma das primeiras afirmações que faço sobre o tema é: “Tratar com gentileza quem te trata bem é muito fácil, é quase uma obrigação, considerando que você é uma pessoa bem-educada. Difícil mesmo – e é o que vai mostrar o seu poder – é tratar bem quem te trata com intolerância, arrogância e grosseria”.
 
Embora este não seja um exercício dos mais fáceis, essas ocasiões terminam se mostrando uma oportunidade imperdível para você se superar, evoluir, tornar-se uma pessoa mais coerente com valores positivos e com seu desejo de contribuir, em última instância, para um mundo mais pacífico.
 
E no seu ambiente de trabalho não é diferente! Certamente, no seu dia-a-dia profissional, lidando com pessoas o tempo todo, e especialmente trabalhando com atendimento ao cliente, diversas vezes você se depara com situações nas quais a questão principal é solucionar problemas e conduzir conflitos com o intuito de conciliar e apaziguar os ânimos.
 
Esta é a sua hora! A sua grande chance! Traçando um paralelo com a gentileza, poderíamos dizer que atender um cliente satisfeito é muito fácil. Você ouve elogios e se sente bem por trabalhar numa empresa que cumpre o que promete. A questão, portanto, é: como você trata um cliente insatisfeito?
 
Note: no momento em que você o atende, imediatamente conclui, pelo tom da voz dele, pelas palavras que ele usa e pelo conteúdo de seu discurso, que está com um verdadeiro “pepino” nas mãos! OU NÃO!!! Você pode dar um outro significado para a situação, uma nova interpretação para o contexto e, consequentemente, ter uma atitude muito mais positiva, criativa e eficiente!
 
A decisão é sua! A partir do momento em que começa a falar com este cliente, você se comporta como quem tem um problemão a ser resolvido OU como quem tem uma ótima oportunidade de mostrar sua competência?
 
Que tom de voz você vai usar? Reativo, tão ou mais alto e rude quanto o dele OU vai mostrar sua capacidade de se colocar no lugar dele e mostrar-lhe que um erro não é definitivo e que pode ser consertado?
 
Vai se mostrar indiferente e impaciente, fazendo pouco ou nenhum esforço para resolver a situação OU vai buscar o melhor que existe em você e provar, acima de tudo para você mesmo, que pode fazer a diferença?


E acredite: você realmente pode fazer a diferença na sua carreira e, especialmente, na vida de seu cliente. Talvez alguns não sejam receptivos ao seu profissionalismo, fazendo você duvidar de que vale a pena ser gentil, mas não se engane. O importante é que quem determina seu comportamento é VOCÊ e não o “outro”. O poder está em você e é com ele que seu futuro será construído!


No final das contas, é a sua escolha e a sua atitude que vão torná-lo um profissional mediano, brigando indefinidamente por um ´espacinho´ nessa selva de leões que é o mercado de trabalho OU um profissional destacado, diferenciado, que com toda certeza vai conquistar novos e mais altos degraus muito mais rapidamente do que a maioria.
 
Conhecimento é uma ferramenta cada vez mais acessível a um grande número de pessoas, mas atitude e comportamento, e principalmente a capacidade de se relacionar e de comunicar com gentileza são quesitos cada vez mais raros. Por isso mesmo, na corrida pelo podium, na busca por uma realização mais plena e com maior significado, é só você quem pode decidir até onde vai chegar!
 
Lembre-se: um cliente insatisfeito pode ser a sua grande chance!!! A oportunidade que você tanto esperava pra mostrar o tamanho do seu poder. O poder da sua gentileza!


 

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