Esta semana tenho recebido muitos comentários sobre o último post – Entender para Atender e todos apresentam problemas, ameaças e oportunidades de uma empresa que as leva a atender mal seu bem mais precioso: Os Clientes (Caso você não concorde comigo, pense se eles não existirem o que você vai fazer da sua vida?)
De todos que chegaram separei um:
E como nos agentes de vendas fazemos para melhorar, pois lidar com publico e um pouco complicado ainda mais para as pessoas que não gostam de vendas. Muitas empresas não pagam para seus funcionarios oque realmente eles merecem, pois às vezes um funcionario que não é formado trabalha muito mais e ate melhor que um formado, com graduação etc.. porem pelo simples fato de não ter um diploma somos usados. e isso não acho justo. Michele Gomes
Poderia ficar aqui listando todos, mas acredito que a solução passa por entender cada um dos pontos e tratá-los; podemos agrupar todos em três categorias:
1. Processos Internos / Externos
2. Tecnologia
3. PESSOAS
Entender cada empresa e seu meio de abordar o mercado (estratégia de vendas) é o ponto inicial para planejarmos e executarmos nos Processos Internos e Externos. E só assim temos como fazer melhor! E lembrando, esta análise nunca pode esquecer-se de considerar a “ótica dos clientes”.
Respondendo a Michele, nos que trabalhamos em vendas precisamos aprimorar sempre nosso conhecimento e habilidades para desempenhar cada vez melhor nosso papel. O vendedor é um CATALIZADOR, capaz de atender uma necessidade de um cliente com o benefício de um produto / serviço. De nada adianta os marketeiros criarem campanhas mirabolantes, propagandas, estratégias se os pontos de contatos com os clientes (nós vendedores) não formos capaz de traduzir em palavras e em Vendas!(frase de um amigo chamado F.Negrini).
VENDER é a conseqüência de um processo de venda bem conduzida!
As empresas precisam valorizar mais seus vendedores e para isto tem que INVESTIR em dois pontos cruciais:
1. CAPACITAÇÃO – Habilidades e Competências
2. RECONHECIMENTO
E reconhecimento não é só premiar com $, esta é a pior forma de se reconhecer um trabalho (se vier sozinha), pois passa a fazer parte do salário (na mente dos vendedores) e quando não acontece o salário acaba e o mês continua. DESMOTIVAÇÃO!
Reconheça o trabalho realizado sempre! Uns simples parabéns têm efeitos maravilhosos!
Bom Final de semana à TODOS
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar“
Twitter: @mfmazza – Linkedin: br.linkedin.com/pub/marcos-mazza/5/914/b29/
Como todos os bons atletas, nós vendedores temos que superar todas as adversidades com habilidade, conhecimento e competência, mas isso só será possível se estivermos juntos e vivenciando o ” Dia a dia ” de nossos clientes para que tenhamos a visão necessária e consequentemente a oportunidade para oferecermos as melhores soluções (Produtos e ou serviços)visando a prosperidade de todos e sem comprometer a ÉTICA.
Nosso amigo F. Negrini, que já foi um grande Marketeiro, fala com muita propriedade.
Este artigo é ótimo ! também quando pensava no que seguir na vida, sempre achava a profissão de vendedor a última, mas estavo cansado de ser montador de calçados e fui chamado pra ser promotor na coca-cola, depois me tornei vendedor, logo não pude mais parar. O prazer foi tanto que até hoje vendo e é magnifico atender e vender.