Olá!
Em tempos em que acumulam-se cases de insucesso de softwares nas empresas, ainda vemos uma predisposição das organizações a acreditar em milagres. Sim, porque achar que um software, por melhor que seja, irá solucionar todos os problemas é subestimar todas as disciplinas necessárias para uma gestão de sucesso.
Quando se participa como espectador da apresentação de um programa de computador, previamente pensada, preparada e incessantemente testada, tem-se uma visão simplista sobre a complexidade de sua implantação e sobre os desafios que terão que de ser ultrapassados para que se atinja o patamar desejado.
Isso significa que softwares não agregam facilidades? Trata-se de uma crítica às estratégias de vendas dos softwares? Claro que não! Significa simplesmente que os programas de computador são um meio para se chegar a algum resultado desejado, mas que não faz as coisas acontecerem sozinhas.
E quando uma empresa não tem domínio pleno de seus processos, com todas as suas variáveis? Quando entende que o quadro de pessoal não tem o perfil necessário ou não apresenta a capacitação desejada? Quando não existem estratégias, metas e planos de trabalho que coloque todas as pessoas e todos os departamentos em um mesmo sentido? Como se pode avaliar o potencial de contribuição de um software? Ele não resolverá as questões citadas.
Softwares exigem extrema disciplina de uso e procedimentos que garantam que todas as informações necessárias serão corretamente alimentadas, no tempo certo. E por quê? Porque o grande objetivo de se adquirir um programa de computador passa por garantir padrões, controlar e garantir a integridade das informações e dispor de mecanismos que agilizem e facilitem as decisões do negócio.
Como costumo dizer: “Se você não consegue garantir a qualidade do dado que está entrando no software, melhor nem ver a informação que está saindo!”.
Abraço
Vladimir