A comScore publicou hoje seu relatório The comScore 2010 Europe Digital Year in Review, que oferece uma visão abrangente das principais tendências no ambiente digital europeu, incluindo dados demográficos e sobre redes sociais, vídeo online, celulares e busca em 18 países do continente – Alemanha, Austria, Belgica, Dinamarca, Espanha, Finlandia, França, Holanda, Irlanda, Italia, Noruega, Polonia, Portugal, Reino Unido, Russia, Suecia, Suiça e Turquia.
Alguns highlights do relatório:
- A Holanda e o Reino Unido lideram em engajamento, com usuários de ambos os mercados gastando aproximadamente 25% mais tempo online em um mês do que a média na Europa (24,3 horas). Os europeans gastam a maior parte do tempo em busca, redes sociais e guias online, com o Facebook abocanhando a maior fatia do tempo (11,7%).
- A Europa experimentou um ganho percentual de 10,9 em penetração de redes sociais em relação a 2010 – o maior em relação a qualquer outra região global.
- Publicidade online (banners e outros) atingiu 97% dos usuários no Reino Unido, França e Alemanha em dezembro de 2010.
- Houve um crescimento significativo da audiência de videos em sites de TVs. No final de 2010, 16,3 milhões de usuários assistiam videos em sites de TVs na Alemanha – um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
- A penetração de smartphones atingiu 31,1% no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Itália. Isso se deve às altas taxas de adoção dos sistemas operacionais do Google e da Apple – o Android 951% e o iOS, 115%.
Quem quiser uma cópia do relatório (em inglês), fale comigo.