Startup lança pesquisa sobre o uso de marketing por profissionais da saúde

Levantamento realizado pela Livance Consultórios Inteligentes mapeou ações para atrair pacientes de mais de 150 membros de suas unidades

Para ter um consultório bem sucedido nos dias de hoje, é necessário muito mais do que um espaço para atendimento, e um dos principais pilares para construir uma carreira é conseguir usar a comunicação e o marketing para a divulgação dos seus serviços de maneira assertiva e sem transformar as profissões da área da saúde em algo mercantilista ou gerar descrédito de colegas.  A Livance, startup que oferece infraestrutura como serviço para profissionais da área da saúde, percebeu que ações de marketing podem ser a principal variável para que um consultório tenha sucesso, e por isso realizou uma pesquisa com mais de 150 membros de suas sete unidades para entender, de fato, quais os efeitos que o marketing podem causar no volume de atendimento do seu consultório e quais são as melhores maneiras para elaborar uma estratégia de acordo com cada especialidade.

Confira os resultados da pesquisa abaixo:

Mais da metade dos profissionais não fazem ações de marketing – a pesquisa contou com as respostas de 155 profissionais da saúde; 55% dos médicos ainda não fazem investimento em marketing. A maior dificuldade apontada por eles foi a falta de conhecimento na área (40%). Contudo houve um crescimento de 60%, em relação a 2019, no número de pessoas que passaram a fazer marketing.

Há pouca participação de profissionais de marketing para fazer as estratégias – 46,7% conta com a ajuda de amigos para fazer as ações; 21,3% dos profissionais fazem cursos on-line para se aprimorar. Apenas 10,7% buscam por agências.

Meio de divulgação – Instagram é o preferido dos profissionais

Investir em marketing não é necessariamente caro – 61,9 dos entrevistados gastam, no máximo, R$ 500 em campanhas de marketing; 16,7% dizem investir até R$ 1.500 em divulgação; 4,8% investem acima de R$ 3 mil e cerca 11,9% preferiu não responder. A pesquisa ainda mostrou que 62% dos respondentes estão satisfeitos com os resultados obtidos até o momento.

Quem realiza ações de marketing atende mais – A Livance comparou o volume de atendimento em seus consultórios e identificou que os profissionais que realizam ações de marketing de maneira constante atendem em média 147% a mais comparado aos que ainda não fazem.

Google Ads é o canal que traz melhor retorno – Apesar do Instagram ser o canal mais utilizado entre os profissionais, os links patrocinados são a fonte de tráfego que mais gera atendimento. O Diretor de Marketing da Livance, Brunno Feola explica o porquê desta diferença de performance: “Isso acontece pois muitas das especialidades não são aspiracionais ou tem a imagem como o principal apelo para atração de pacientes, o Ads sendo uma mídia de intenção você impacta um potencial paciente que está pesquisando pelas especialidades em um momento de necessidade”

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