Taiane Martins, gerente de inteligência de mercado do Grupo OLX

Brasileiro já recorre a recursos de IA para encontrar casa ou apartamento

Pesquisa realizada pelo Grupo OLX mostra que a tecnologia está abrindo caminho para novas experiências de consumo

A inteligência artificial está se consolidando como uma ferramenta relevante em diversos segmentos da economia, o que inclui o mercado imobiliário. Pesquisa do Grupo OLX, marketplace de classificados para negócios imobiliários, realizada com usuários dos portais ZAP, Viva Real e OLX, mapeou o uso dessa tecnologia na procura por imóveis para compra e locação, e aponta que 4 em cada 10 entrevistados já recorreram a recursos de IA, como ChatGPT, Gemini e Midjourney, ao longo da experiência para encontrar uma casa ou apartamento.

“Já temos observado a presença de IA no setor imobiliário, o que invariavelmente redefine processos e transforma o comportamento do consumidor. Ao constatarmos que o consumidor passa a utilizar IA na busca do imóvel, observamos uma adoção de jornada de compra e locação muito mais autônoma e seletiva. A chave para o sucesso estará na habilidade de alinhar soluções às expectativas de um público que busca por uma experiência satisfatória e humana, mas que é cada vez mais digital e objetivo”, afirmou Taiane Martins, gerente de inteligência de mercado do Grupo OLX.

O estudo também revelou que 60% dos compradores e locatários que já experimentaram ferramentas de IA consideram a tecnologia importante ou muito importante em sua jornada. Entre os principais usos relatados estão buscar sites de anúncios, encontrar imóveis com características específicas e receber recomendações personalizadas.

Se, por um lado, a tecnologia é valorizada por quem já teve contato com ela, por outro, cerca de 80% dos que nunca utilizaram IA em processos de compra ou locação a consideram irrelevante ou se mostram indiferentes. “Em outras palavras, a experiência prática com a ferramenta é um fator determinante para o seu reconhecimento. Com cada vez mais serviços inserindo recursos com IA na jornada, a expectativa é que, com o passar dos anos, esse índice de indiferença caia significativamente”, concluiu Taiane.

Metodologia

A pesquisa quantitativa com abordagem online, foi realizada com aproximadamente 1.000 usuários dos portais ZAP, Viva Real e OLX, com interesse em comprar ou alugar um imóvel residencial. A margem de erro para o total da amostra é de 3,1 p.p., para o total de compra é de 5,9 p.p e para o total de locação é de 3,7 p,p.

Deixe um comentário

Rolar para cima